A finalização das solicitações feitas por certos imigrantes para se tornarem residentes permanentes legais está sendo suspensa para cumprir uma ordem executiva assinada pelo presidente Donald Trump, em janeiro.
O Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA, a parte do Departamento de Segurança Interna responsável pela cidadania, status legal e outros benefícios de imigração, suspendeu o processamento de algumas solicitações de green card para realizar uma verificação mais rigorosa dos solicitantes, informou o Departamento de Segurança Interna em um comunicado.
A ordem executiva de Trump, assinada em 20 de janeiro e intitulada “Protegendo os Estados Unidos contra Terroristas Estrangeiros e Outras Ameaças à Segurança Nacional e à Segurança Pública”, determinou que as agências “Verifiquem e examinem ao máximo todos os estrangeiros, tanto os que pretendem entrar ou os que já estão dentro dos Estados Unidos, especialmente aqueles vindos de regiões ou nações com riscos de segurança identificados”.
A agência afirmou, em um comunicado atribuído a um porta-voz do DHS, que está “implementando uma pausa temporária na finalização de certos pedidos de ajuste de status enquanto aguarda a conclusão de triagens e verificações adicionais”.
O comunicado não especificou quais solicitações foram afetadas, se a suspensão impactaria os gastos da agência ou por quanto tempo a medida permanecerá em vigor.