Governo Trump faz alerta a torcedores da Copa do Mundo 2026

Marcony Almeida

VP1

O vice presidente dos Estados Unidos, JD Vance, disse, ontem, que torcedores estrangeiros de futebol que considerem comparecer à Copa do Mundo da FIFA, em 2026, serão bem-vindos para “uma visita agradável, mas não por muito tempo”.

Em uma reunião da força-tarefa da Copa do Mundo, na Casa Branca, autoridades do governo Trump estenderam uma recepção condicional àqueles que compareceriam ao torneio, que os EUA estão coorganizando com o Canadá e o México.

“Todos são bem-vindos para vir e ver este evento incrível”, disse o vice-presidente JD Vance. “Mas quando o tempo acabar, eles terão que voltar para casa. Caso contrário, terão que falar com a Secretária Noem”, acrescentou, referindo-se a Kristi Noem, secretária de Segurança Interna, outra integrante do painel, e responsável pelo departamento de imigração americna. “Façam uma viagem de carro. Conheçam a América”, disse ele a potenciais visitantes. Mas, em seguida, ele acrescentou: “Não ultrapasse o prazo do seu visto. Não fique muito tempo”.

Os avisos contundentes aos turistas para que não ultrapassem o prazo de seus vistos estão em linha com a abordagem do governo Trump em relação aos estrangeiros nos últimos meses, que incluiu não apenas a deportação de imigrantes ilegalmente presentes nos EUA, mas também esforços para expulsar ou rejeitar alguns autorizados a permanecer no país.

A postura agressiva levou muitos países a emitir alertas de viagem, alertando seus cidadãos para que sejam cautelosos ao viajar para os EUA. Não está claro se a abordagem do governo Trump em relação aos visitantes estrangeiros afetará o boom turístico que uma Copa do Mundo normalmente traz.

A Copa do Mundo atrai milhões de espectadores. Em 2022, quando o Catar sediou a competição, 3,4 milhões de pessoas assistiram aos jogos, segundo a FIFA, com mais de um milhão delas vindas do exterior.

Termos

Compartilhe