Governo Biden diz que número de travessias ilegais caiu drasticamente

Manoela McGovern

border

Autoridades dos EUA elogiaram a diminuição no número de travessias de fronteira nos últimos meses, citando decisões executivas recentes restringindo o acesso de asilo na fronteira no sul dos EUA, apesar do ex-presidente Donald Trump estar usando ataques em sua campanha sobre o manejo da segurança da fronteira pelo governo Biden.

Imigração e segurança de fronteira continuam entre as principais questões para os eleitores, e Trump as tornou tema principal de sua campanha, colocando a culpa na vice-presidente Kamala Harris pelo manejo da fronteira EUA-México. Mas enquanto as crises de fronteira têm perseguido autoridades do governo durante a maior parte da presidência de Joe Biden, o número de pessoas cruzando ilegalmente a fronteira nos últimos dois meses caiu drasticamente.

Os dados publicados hoje pelo Departamento de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA mostram que desde que o presidente Biden anunciou novas ações executivas decisivas para proteger a fronteira em 4 de junho, os encontros entre portos de entrada caíram significativamente e permanecem em seu nível mais baixo dos últimos anos. “Julho e agosto tiveram os menores níveis de flagrante desde setembro de 2020”, disse o porta-voz da Casa Branca, Angelo Fernández Hernández, em um comunicado à imprensa. Ele disse também que tomou medidas eficazes, e que as autoridades republicanas continuam sem fazer nada.

Em agosto deste ano, a Patrulha da Fronteira registrou cerca de 58 mil flagrantes entre portos de entrada ao longo da fronteira sul dos EUA, um pouco acima dos números do mês de julho, mas muito abaixo dos números recordes dos últimos meses. Os flagrantes entre portos de entrada diminuíram em mais de 50% e são os mais baixos desde setembro de 2020, de acordo com a Alfândega e Departamento de Proteção de Fronteiras dos EUA. Em setembro de 2020, a Patrulha da Fronteira registrou 54.771 flagrantes.

Autoridades da administração dizem que a decisão executiva que Biden tomou em junho, proibindo os migrantes de buscar asilo na fronteira sul dos EUA, resultou em um declínio dramático nas travessias. Os migrantes que são elegíveis ainda podem se inscrever para entrar legalmente nos Estados Unidos por meio de um aplicativo, conhecido como “CBP One”, ou por meio de um processo de liberdade condicional estabelecido para certas nacionalidades.

Ainda assim, Trump e seu companheiro de chapa JD Vance continuam a reiterar falsas alegações sobre imigrantes. Suas alegações sobre imigrantes haitianos comendo os animais de estimação de moradores de Springfield, Ohio, foram desmascaradas pelo prefeito de Springfield. “Não há alegações verificáveis ​​de imigrantes haitianos comendo animais de estimação e peço paz e descanso para comunidade”, afirmou o prefeito.

Imagem: U.S. Customs and Boder Protection | Photo Gallery

 

Compartilhe

plugins premium WordPress