Governo americano anuncia nova repressão na fronteira

Marcony Almeida

USA-Mexico-Land-Border-Road-Sign-NBS-750x375-1589911307

Em uma tentativa de evitar uma nova onda de imigrantes na fronteira com o México, quando uma medida pandêmica for suspensa em maio, o governo Biden anunciou, ontem, uma política de repressão contra a imigração ilegal.

A regra proposta prevê que aqueles que cruzarem a fronteira sem permissão serão inelegíveis para asilo, um retrocesso significativo na política tradicional do país em relação aos que fogem da perseguição em outros países.

Isso permitiria a deportação rápida de qualquer pessoa que não tivesse solicitado proteção de outro país enquanto estava a caminho dos Estados Unidos, ou que não notificasse as autoridades de fronteira por meio de um aplicativo móvel sobre seus planos de solicitar asilo.

Funcionários do governo disseram que a medida entraria em vigor em 11 de maio, com o término esperado naquele dia do Título 42, uma regra de emergência de saúde da era Trump que permitiu que as autoridades de fronteira expulsassem rapidamente os migrantes de volta ao México. A nova regra do governo Biden permaneceria em vigor por dois anos.

O presidente Biden assumiu o cargo prometendo restaurar uma abordagem humana para a crise da fronteira depois que seu antecessor, o ex-presidente Donald J. Trump, introduziu uma série de duras políticas de imigração, incluindo a separação de crianças imigrantes de seus pais. Mas enquanto o governo atual trabalha para reprimir uma onda de imigrantes que fogem da ruína econômica em seus países, incluindo Cuba, Haiti, Nicarágua e Venezuela, ele se volta para medidas mais restritivas.

Termos

Compartilhe

ADVERTISE

Nossa Revista

V12 - 2019 | Nº 78
V12 - 2019 | Nº 78

REDES SOCIAIS

Últimas Notícias