Com os moradores de Massachusetts enfrentando contas de energia exorbitantes, a Governadora Maura Healey exigiu ontem (17) que uma agência reguladora estadual e as empresas de serviços públicos ofereçam alívio urgente aos consumidores.
Em uma carta endereçada ao Presidente do Departamento de Serviços Públicos (DPU), Jamie Van Nostrand, a Governadora não mencionou empresas específicas, mas afirmou estar “Profundamente preocupada com o recente aumento nas tarifas de gás natural e com o impacto financeiro que esse aumento inesperado está causando nos residentes de Massachusetts”.
“As pessoas não planejaram esses aumentos extraordinários nas tarifas de serviços públicos e só podem fazer um esforço limitado para ajustar seu orçamento”, escreveu Healey na carta divulgada por seu gabinete na segunda-feira`(18). “O DPU deve agir imediatamente para fornecer alívio tarifário aos consumidores nesta temporada de aquecimento”.
Ela acrescentou: “Também é fundamental que os consumidores de energia conheçam seus direitos, incluindo o fato de que não podem ter seu serviço de utilidade interrompido durante os meses de inverno”.
A carta de Healey foi enviada dias após o Senador Jacob Oliveira liderar um grupo de 80 legisladores que escreveram uma carta a Van Nostrand, pedindo que os reguladores revisem os aumentos de tarifas recentemente aprovados e responsabilizem a Eversource pelo aumento nas contas de energia. Os legisladores destacaram um cliente da Eversource cuja conta de janeiro chegou a US$ 449,91, com quase US$ 300 atribuídos a custos de fornecimento.
Moradores de habitações populares, assim como idosos e aposentados, estão manifestando suas preocupações com os custos “Exorbitantes” da energia, disseram os legisladores, que também criticaram os aumentos de tarifas para clientes da National Grid.
“Muitos agora estão enfrentando um aumento surpreendente de 27% para a próxima temporada de aquecimento”, escreveram os legisladores. “A Eversource tentou culpar esses aumentos por temperaturas mais frias, maior consumo e ajustes tarifários implementados em novembro de 2024. No entanto, muitos clientes que mantiveram seus termostatos em níveis constantes ainda estão vendo aumentos drásticos, levantando sérias preocupações e a necessidade desses reajustes”.
A porta-voz do DPU, Alanna Kelly, disse que a agência está revisando as cartas de Healey e dos legisladores e planeja responder “Em breve”.
“Temos ouvido os consumidores e estaremos trabalhando diretamente com as empresas de gás nos próximos dias para buscar revisões em suas tarifas de entrega e proporcionar alívio o mais rápido possível para seus clientes”, disse Kelly em um comunicado. “A longo prazo, o DPU continua avançando em diversos processos voltados para a acessibilidade da energia, que ajudarão famílias de baixa e média renda a pagar suas contas de energia”.