Governadora de Massachusetts está preocupada com ações da Imigração

Marcony Almeida

GovHealey

A governadora de Massachusetts, Maura Healey, disse, ontem, que está preocupada com as recentes ações dos agentes federais de imigração (ICE) em cidades ao redor do estado, e determinou que a agência estadual Office for Refugees and Immigrants (ORI) planeje ações que possam ajudar aos imigrantes afetados pelo resultado das prisões.

“Estou profundamente preocupada com muitas das ações que estamos vendo do ICE, que parecem cada vez menos preocupados com a segurança pública e mais com a criação de medo em nossas comunidades. Como governadora, continuarei a me manifestar contra aqueles que acham que o devido processo legal e o Estado de Direito são coisas que não precisam respeitar. A Constituição não é uma sugestão”, disse Healey.

O ORI é o órgão do governo que visa a integração de imigrantes e refugiados ao estado, oferecendo verbas a diversas organizações sem fins-lucrativos para ajudar imigrantes com programas de naturalização americana, trabalho, verbas para as escolas com grande concentração de refugiados e outros.

O órgão tem feito parceria com a Procuradoria-Geral do estado e o departamento de educação oferecendo treinamentos a professores e administradores das escolas públicas no que fazer diante de possíveis ações do ICE em escolas. O mesmo treinamento foi oferecido para hospitais e empregadores, em parceria com a Secretaria do Trabalho. Além disso, a agência está criando um programa de ajuda legal com advogados, em parceria com o Massachusetts Law Reform Institute (MLRI) para oferecer ajuda legal para certos imigrantes presos pelo ICE.

“Estamos planejando outras ações que anunciaremos em breve para ajudar as famílias daqueles que foram presos pelo ICE. Eles são residentes de Massachusetts e também têm direitos”, afirmou a diretora-executiva do ORI, Cristina Aguilera.

Termos

Compartilhe