A Governadora Maura Healey disse hoje (10) que milhões de clientes de serviços públicos em Massachusetts receberão um crédito de $50 nas contas de eletricidade de abril para ajudar a compensar os elevados custos de energia enfrentados por muitos durante o inverno.
As autoridades estaduais disseram que todos os clientes residenciais de eletricidade em Massachusetts atendidos pelas empresas Eversource, National Grid e Unitil receberão o crédito, totalizando $125 milhões.
Funcionários da administração Healey disseram que o dinheiro para cobrir os custos viria dos chamados fundos de pagamento de conformidade alternativa, que o Estado tem utilizado para promover o desenvolvimento de tecnologias de energia limpa, como instalações de painéis solares.
“Precisamos de ação urgente para reduzir os custos e de um plano para garantir que os aumentos de preços não continuem acontecendo com nossos residentes”, disse Healey em um comunicado. “Usaremos todas as ferramentas que temos para ajudar a garantir que as famílias e empresas possam pagar para aquecer suas casas e manter as luzes acesas”, disse Healey.
O Departamento de Utilidades Públicas de Massachusetts (DPU) aprovou aumentos de 10% a 30% nas contas de gás no outono passado para a temporada de aquecimento de seis meses, em parte devido ao aumento dos custos associados ao programa de eficiência energética Mass Save e aos projetos de substituição de gasodutos.
A reação aos altos custos das contas neste inverno, agravada por um janeiro mais frio do que o ano anterior, levou as maiores concessionárias de energia do Estado, National Grid e Eversource, a reduzirem suas contas em 10% para março e abril. As autoridades estaduais disseram que buscarão outras mudanças potenciais, incluindo formas para que os residentes possam aproveitar mais facilmente as tarifas para reduzir os custos com bombas de calor. O escritório de Healey afirmou que o DPU também “Trabalhará para fornecer” tarifas com desconto para clientes de renda moderada e tarifas com desconto em camadas para clientes de baixa renda.