Autoridades na Flórida avaliarão os danos em suas cidades, hoje, enquanto o furacão Milton continua a varrer o estado. Milton atingiu a costa nesta quarta-feira à noite perto de Siesta Key, na Flórida, como uma tempestade de categoria 3 antes de enfraquecer para categoria 1, de acordo com o “National Hurricane Center”.
A tempestade aumentou quase meio metro de altura de chuva na área da Baía de Tampa e trouxe inundações repentinas para St. Petersburg, em Sarasota, Venice e outras comunidades. Enquanto isso, mais de 3 milhões de casas e empresas em toda a Flórida estão sem energia hoje, de acordo com o PowerOutage.us. As quedas de energia só continuarão aumentando à medida que os ventos de longo alcance de Milton avançam pela Flórida central e pela costa leste do estado. Cidades como Lakeland, Kissimmee, Orlando e Cabo Canaveral estão todas no caminho previsto.
Milton é o primeiro furacão a passar a 80km de Tampa em 100 anos em uma temporada de tempestades particularmente difícil para o estado. Milton chegou a atingir 289km por hora, tornando-se o furacão mais forte de todos os tempos no final da temporada de furacões no Golfo do México. Ele também está empatado em sexto lugar como o mais forte da Bacia do Atlântico, em qualquer época deste ano. O furacão Milton também é a terceiro a atingir a Flórida este ano. Os furacões que passaram pelo estado incluem Debby, Helene e agora Milton.
Vários aeroportos da Flórida estão fechados por tempo indeterminado enquanto autoridades avaliam os danos do furacão. Pelo menos três aeroportos no caminho da destruição de Milton permanecerão fechados para passageiros enquanto autoridades investigam qual foi o dano causado pelo furacão. Porta vozes do Aeroporto Internacional de Tampa disseram nesta quinta-feira que a equipe responsável está inspecionando as condições do campo de aviação e das instalações para determinar quando o Aeroporto poderá reabrir com segurança. Autoridades planejam anunciar um plano de reabertura em breve, após uma inspeção completa do campus de 3.300 acres e seus edifícios ter sido concluída, de acordo com o porta-voz do aeroporto. Já o Aeroporto Internacional St. Pete-Clearwater disse que todos os voos foram cancelados na quinta-feira e não anunciou planos sobre quando os voos seriam retomados.
Milton enfraqueceu um pouco para 128km por hora, mas ainda é um furacão de categoria 1, de acordo com a última atualização do “National Hurricane Center – NHC”. A tempestade acelerou para 32km/h e fará a transição completa para um sistema pós tropical esta tarde. Segundo o NHC, as condições de tempestade tropical continuarão ao longo de partes da costa sudeste dos EUA durante esta tarde e sobre o extremo noroeste das Bahamas durante esta noite. Todos os avisos de furacão terminaram, mas os avisos de tempestade tropical ainda estão em vigor começando em Sebastian Inlet, Flórida, até o norte, em Edisto Beach, na Carolina do Sul. Isso vale também para os avisos de tempestade vindos de Sebastian Inlet, na Flórida, até Altamaha Sound, na Geórgia, incluindo o Rio St. Johns.
Pelo menos nove tornados passaram pelo Condado de St. Lucie, na Flórida, na última quarta-feira, incluindo três em menos de 25 minutos, de acordo com uma análise dos avisos do Serviço Nacional de Meteorologia. Pelo menos 4 pessoas morreram no condado por causa dos tornados e centenas de casas foram completamente destruídas, de acordo com autoridades do condado.
O primeiro tornado ocorreu pouco antes das 12h30, horário local. Ao longo das próximas cinco horas, haveria pelo menos 20 avisos de tornado emitidos no condado. A maioria dos avisos de tornado alertavam sobre o potencial de um tornado, não que um esteja realmente no solo, mas pelo menos nove dos 20 tinham tornados observados, o que significa que havia prova visual do tornado em andamento. O período mais frenético aconteceu entre 16h44 e 17h10, horário do leste. quando houve três tornados com intervalo de cerca de 25 minutos apenas. Não está claro se os três tornados estavam se movendo pelo condado simultaneamente.
Pelo menos um alerta de tornado foi marcado como uma situação particularmente perigosa pelo serviço meteorológico por volta das 17h30 ET, quando surgiu o alerta que um tornado grande e extremamente perigoso estava no solo perto do Aeroporto St. Lucie. O número de tornados confirmados e sua força não serão finalizados até que as equipes de pesquisa de danos causados pela tempestade do serviço meteorológico sejam enviadas para as áreas impactadas.
Ate o momento, o furacão fez 9 vitimas e deixou mais de 3 milhões de casas e lojas sem energia elétrica. Cerca de 80 mil pessoas estão em abrigos espalhados pelas cidades atingidas.
A chegada de Milton acontece duas semanas após o sudeste dos EUA ter sido atingido pelo furacão Helene, que matou mais de 200 pessoas e deixou muitas outras desaparecidas. As operações de limpeza ainda estão em andamento. O furacão Milton agora está indo para o leste em direção ao Atlântico.
Photo: weather channel