Apesar das temperaturas baixas neste inverno, uma estação da Patrulha da Fronteira dos EUA em Vermont relatou 367 apreensões de imigrantes em janeiro, incluindo grupos familiares com crianças pequenas e bebês. Os números de apreensões em janeiro são os maiores já registrados nesse mesmo mês nos últimos 12 anos.
O Setor de Swanton da Patrulha de Fronteira dos EUA com sede em Swanton e Vermont, responsável por uma área de 2.200 milhas quadradas, também informou, ontem (13), que foram sete meses consecutivos de aumento de apreensões, parte de uma tendência que a patrulha de fronteira disse remontar à 2021.
“À medida que avançamos no inverno e continuamos a lidar com o ritmo contínuo do tráfego ilícito transfronteiriço, o nível de preocupação com a vida e o bem-estar de nossos agentes de patrulha da fronteira e daqueles que encontramos, populações particularmente vulneráveis continua a subir”, disse em um comunicado o agente de patrulha chefe do setor de Swanton, Robert Garcia.
“Não é demais enfatizar, não só é ilegal contornar os meios legais de entrada nos Estados Unidos, como é extremamente perigoso, principalmente em condições climáticas adversas, que nosso setor de Swanton possui em incrível abundância”, acrescentou Garcia.
Encontros e apreensões de imigrantes aumentaram 846% entre 1º de outubro de 2022 a 31 de janeiro de 2023, em comparação com o mesmo período do ano anterior, com as apreensões e confrontos do ano fiscal de 2023 já superando os dois anos anteriores combinados. Em dezembro os agentes também lideraram os esforços de busca e resgate, fornecendo ajuda para salvar vidas em incidentes separados ocorridos em Newport, Vermont, Burke e Nova York.
Massachusetts e outros estados têm visto um fluxo constante de imigrantes, e as autoridades estaduais e legisladores estão enfrentando o aumento associado da demanda por serviços públicos e o custo desses serviços.