EUA volta a emitir vistos de estudantes mas checará redes sociais

Wilson Smith

IMG_8221

O Departamento de Estado dos EUA anunciou ontem (18) que está reiniciando o processo para estrangeiros que desejam solicitar vistos de estudante. No entanto, todos os candidatos agora serão obrigados a desbloquear suas contas de redes sociais para revisão do Governo.

O departamento informou que os oficiais consulares estarão atentos às publicações e mensagens que possam ser consideradas hostis aos Estados Unidos, ao seu governo, cultura, instituições ou princípios fundadores.

Em um comunicado, o departamento disse que revogou a suspensão de maio do processamento de vistos de estudante, mas advertiu que novos candidatos que se recusarem a configurar suas contas de redes sociais como “públicas” e não permitirem a revisão poderão ter seus vistos negados. Segundo o comunicado, a recusa pode ser interpretada como uma tentativa de burlar o requisito ou esconder atividades online.

A administração Trump havia suspendido temporariamente, no mês passado, o agendamento de novas entrevistas para estudantes estrangeiros que desejam estudar nos EUA, enquanto preparava a ampliação da triagem da atividade desses estudantes nas redes sociais.

Estudantes ao redor do mundo têm aguardado ansiosamente a reabertura dos consulados dos EUA para agendar entrevistas para visto, já que o tempo disponível para reservar passagens e organizar moradia está se estreitando com a aproximação do início do ano letivo.

Termos

Compartilhe