Estilistas brasileiros investem na cultura do Nordeste

Zenita Almeida

FUNLAB MARCA DO NORDESTE

As roupas estão presentes na vida dos seres humanos desde a pré-história, e não tem o propósito como daquela época de apenas proteger o corpo de altas e baixas temperaturas, também servem como o reflexo da personalidade de um indivíduo. Ao longo dos séculos, milhares de marcas surgiram ao redor do mundo, começando quase sempre como um pequeno negócio, elas são o fruto de um sonho de pessoas que traduzem seus estilos através de peças de vestuários.

A moda brasileira acelera cada mais aos olhos do mundo. Hoje, além do São Paulo Fashion Week/SPFW, conhecido como o maior evento da moda brasileira, pelos seus desfiles de conceituadas marcas, que desfilam também em Milão/Itália, aproximadamente há dez anos surgiu o Minas Trend, em Belo Horizonte, com duas edições por ano, onde desfilam também marcas de acessórios. O Dragão Fashion na cidade de Fortaleza, tem sido cada vez mais  uma grande vitrine das marcas do nordeste brasileiro.

A cultura do nordeste tem sido fonte de inspiração para muitos estilistas que buscam e pesquisam suas origens, através do folclore, artesanatos, rendas, vegetações, rios, lagoas, frutos, palhas, couro, crochê, e vários outros encantos para fazer lançamentos de coleções, cujo o resultado tem se propagado com sucesso nos mais diversos países do mundo.

Marcas brasileiras famosas como Cantão, Santa Lolla, Água de Coco, Farm, e tantas outras já fizeram belíssimas coleções ilustrando a cultura do nordeste em seus tecidos. Martha Medeiros  estilista de Maceió/Alagoas, conhecida pela sua grife com as rendas renascenças, acaba de lançar sua coleção “flor do mandacaru”, uma planta do sertão árido do Nordeste de Alagoas.

O mais conceituado estilista da SPFW, Ronaldo Fraga, em 2022, lançou sua coleção inspirado nas cores e na cultura do Sertão do Cariri/Ceará que segundo ele, foi inspirado no azul do céu, no colorido dos pássaros, nos tambores dos reisados, nos arabescos que encantam.

A alagoana do município de Anadia/Alagoas, Julia Maria Nogueira, conhecida em criar peças coloridas inspirada no universo nordestino, no ano de 2022 fez uma coleção exclusiva para C&A em parceria com o Sertão Encantado, seu ateliê, com a marca solar, cheia de cores e estampas, inspirado no cangaço enraizado no sertão do estado de Alagoas. Julia também customiza sandálias com a cara do sertão.

 Munira – marca de Salvador/BA – foto arquivo

Soul Dila – marca de Salvador/BA – foto de arquivo

Recentemente surgiu o Projeto Nordeste, com objetivo de divulgar e fomentar o trabalho de empreendedores dos nove estados do Nordeste brasileiro. Com estilos diferentes e histórias surpreendentes, 18 marcas que integram a plataforma acabam de chegar ao grupo Magalú.

Isto significa que o nordeste do Brasil, tem um povo que se sobrepõem a qualquer preconceito mostrando seus talentos e sua riqueza cultural, através da  moda.

Palone Design – marca de Recife – foto arquivo

Funlab – marca de Nata/RN – foto arquivo

Por Zenita Almeida – Jornalista. Beauty & Fashion

@zenitalmeida @tudozik  www.tudozik.com

ADVERTISE

Nossa Revista

V12 - 2019 | Nº 78
V12 - 2019 | Nº 78

REDES SOCIAIS

Últimas Notícias