A partir de 7 de maio de 2025, os residentes de Massachusetts que desejarem viajar de avião dentro dos Estados Unidos ou acessar certas instalações federais deverão apresentar uma carteira de motorista ou ID compatível com o padrão REAL ID, emitida pelo Registro de Veículos Motorizados (RMV) ou um passaporte válido.
O RMV está incentivando fortemente os residentes interessados em obter uma identificação REAL ID a visitarem o site Mass.Gov/REALID para conferir a documentação necessária e agendar o atendimento presencial obrigatório. Os agendamentos já estão disponíveis. Clientes que já possuem uma credencial REAL ID podem renová-la online, desde que não tenham alterado o nome.
Taxas para REAL ID
As taxas para obter ou renovar uma credencial REAL ID são as mesmas aplicadas às versões não compatíveis:
Renovação de carteira de motorista (não comercial ou REAL ID): U$50
Renovação do Mass ID: U$25
Taxa de alteração para upgrade antes do vencimento: U$25
Taxa proporcional para estadias inferiores a cinco anos nos EUA.
Recomendações do RMV
“Não deixe para a última hora. Estamos a seis meses do início da obrigatoriedade do REAL ID, e incentivamos fortemente os residentes de Massachusetts a atualizarem suas credenciais o quanto antes”, destacou a registradora de Veículos Motorizados, Colleen Ogilvie.
Ela recomenda que os interessados agendem o atendimento presencial com pelo menos três semanas de antecedência ao aniversário para que a credencial seja recebida antes do vencimento.
Desde 2018, o RMV e o parceiro AAA Northeast vêm emitindo com sucesso as credenciais REAL ID e estão preparados para atender os residentes antes do prazo final de maio de 2025.
Observação sobre status migratório
Os residentes sem status legal nos EUA continuarão podendo utilizar a carteira de motorista regular de Massachusetts, mas o documento não será aceito para fins federais.
Como agendar
Os agendamentos podem ser realizados através do Centro de Serviços Online do RMV no site Mass.Gov/myRMV.