Especialista em doenças infecciosas afirma que EUA estão fora da fase de pandemia

Wilson Smith

AGO

Segundo Anthony Fauci, que é  o principal especialista em doenças infecciosas, os Estados Unidos estão finalmente “Fora da fase de pandemia”, afirmou. Essa condição é atribuída aos casos e hospitalizações que estão notavelmente reduzidos, além dos mandatos sobre o uso de máscaras que estão praticamente extintos.

Embora ainda haja novas infecções se espalhando por todo o país, uma média de 50.000 por dia na terça-feira, o país está longe do auge da pandemia, quando a contagem diária de casos ultrapassou 1 milhão. As restrições dos protocolos sanitários também estão diminuindo. 

Os requisitos para o uso de máscaras foram suspensos na maior parte do país, e as autoridades pararam de aplicar um mandato federal que afirmava a obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes de transporte depois que uma juiza derrubou a exigência.

“Certamente estamos neste país fora da fase de pandemia”, disse Anthony Fauci, principal conselheiro médico do presidente Joe Biden, na noite de terça-feira, em comunicado ao “NewsHour” da PBS.

Fauci disse que os Estados Unidos não estão mais vendo “Dezenas e dezenas de milhares de hospitalizações e mortes. Estamos em um nível baixo agora”, afirmou o especialista. Os EUA estão vivendo um período totalmente diferente dos momentos mais sombrios da pandemia, onde o vírus matou quase 1 milhão de americanos.  

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (C.D.C.) disseram na terça-feira que, no final de fevereiro, quase 60% dos americanos foram infectados com o coronavírus. Mas, as autoridades alertaram que os dados não indicam que os americanos tenham imunidade generalizada contra o vírus por causa de suas infecções anteriores.

Os comentários de Fauci provavelmente alimentaram o debate sobre se este é realmente o momento oportuno para anunciar essa nova fase. Já que novos casos estão aumentando nos Estados Unidos e as mortes estão diminuindo, embora muitas vezes fiquem com picos de casos.

Termos

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp