Em breve você vai poder tomar a vacina contra a gripe em casa

Manoela McGovern

IMG_5122

A FDA – órgão que regula alimentos e medicamentos dos EUA está analisando um pedido para que a vacina contra gripe em spray nasal o “FluMist” possa ser autoadministrada em casa, disse a farmacêutica AstraZeneca nesta terça-feira.

A vacina, é a única opção de spray nasal contra a gripe, e está no mercado nos Estados Unidos desde 2003. A AstraZeneca pediu à FDA que permitisse que adultos de 18 a 49 anos pudessem auto administrar a vacina ou dar às crianças a partir dos 2 anos de idade, citando um “estudo de usabilidade” que mostra que as pessoas podem fazê-lo corretamente sem a presença de um profissional de saúde. Se aprovada, está seria a primeira vacina contra a gripe autorizada para autoadministração. Os pacientes precisam fazer o pedido a uma farmácia, que seria então enviada para suas casas em embalagens com a temperatura ideal.

A esperança é que a opção de vacina contra a gripe autoadministrada possa aumentar a adesão, já que menos da metade dos americanos se vacinam anualmente.

A esperança e que a vacina em casa seja um sucesso já que pessoas mostraram durante a pandemia da COVID-19 a facilidade de usar os testes caseiros.

Espera-se que a FDA tome uma decisão sobre a liberação da FluMist para autoadministração nos primeiros três meses do próximo ano, disse a AstraZeneca. Se a FDA aprovar a mudança, o FluMist da AstraZeneca estará disponível para autoadministração  no fim de 2024, começo de 2025. Também estará disponível e administrado nos consultórios médicos ou nas farmácias.

No entanto, uma documentação adequada seria crucial para que os pacientes não tomem acidentalmente a vacina mais de uma vez, ou digam que a receberam sem realmente a terem tomado. A AstraZeneca fornecerá uma maneira de tornar a documentação prática e útil não apenas para o paciente, ou para a pessoa, mas também para seus profissionais de saúde.

O sistema de pedidos online também fornecerá uma forma de garantir que a vacina não seja usada por pessoas que não deveriam tomá-la. O CDC, centro de controle de doenças dos EUA observa que a FluMist não é indicada para pessoas com sistema imunológico enfraquecido e apenas para pessoas de 2 a 49 anos.

A FluMist usa uma versão viva e enfraquecida do vírus influenza para fornecer proteção contra a gripe, enquanto as versões injetáveis ​​usam tecnologia diferente – vírus mortos ou proteínas para treinar o sistema imunológico para combater o vírus. A AstraZeneca afirma que a FluMist demonstrou ser tão eficaz quanto outras vacinas contra a gripe.

10 a 15% das pessoas podem ter fobia de agulhas e por isso evitam tomar vacinas, portanto, aumentar as formas de acesso a uma versão sem agulhas deve aumentar a aceitação.

Se a FDA aprovar a mudança, isso deve levar a uma maior conscientização, potencialmente através de mais marketing da AstraZeneca, ou de mais pesquisas sobre vacinas intranasais.

Compartilhe

ADVERTISE

Nossa Revista

V12 - 2019 | Nº 78
V12 - 2019 | Nº 78

REDES SOCIAIS

Últimas Notícias