Na sexta-feira (08) o Departamento de Saúde Pública (DPH) do estado de Massachusetts listou em seu site setenta praias que foram sinalizadas como inapropriadas para banho. Devido altos níveis de coliformes fecais e outros problemas de qualidade da água várias praias ao longo da costa e do interior de Massachusetts foram proibidas para banhistas no último fim de semana.
Ainda, de acordo com o site do DPH, em Boston, Constitution Beach, Malibu Beach, Savin Hill Beach e Tenean Beach foram todas fechadas para banho depois que testes mostraram níveis excessivos de bactérias na água.
As praias permanecem com acesso liberado, no entanto estão sinalizadas com placas alertando para que as pessoas não entrem na água. “Quando a água está contaminada usamos placas informativas, indicando que nadar não é seguro, inclusive trazendo alto risco de contaminação”, diz o site.
De acordo com o Departamento de Saúde Pública mais de 1.100 praias de Massachussets são monitoradas para verificação qualitativa da água. Praias, rios e lagos são testados para a presença de Enterococci. Quando os níveis de bactérias excedem o limite por dois dias consecutivos a praia é declarada imprópria para banhistas.
Cinco praias em Beverly, quatro em Winthrop, três em Salem, três em Quincy e duas em Dennis, Duxbury, Hingham, Lynn, Nahant, Revere e Wareham foram todas colocadas na lista de excesso bacteriano.
Altos níveis de bactérias também foram encontrados em várias áreas, dentre elas algumas proibidas para banhista, incluindo: Hopkinton Reservoir Upper Beach em Ashland, Silver Hill Association em Concord, Learned Pond Beach e Waushakum Beach em Framingham.
De acordo com o Departamento de Saúde Pública nadar em água com alto teor de bactérias pode causar náusea, diarreia, dor abdominal, dor de garganta, erupção cutânea, irritação ocular, febre e calafrios, entre outros sintomas. Por isso é importante ter atenção aos avisos fixados nas praias visitadas.