Dados desmentem Trump: imigrantes não estão tirando empregos de negros e hispânicos

Wilson Smith

Trump

O candidato presidencial republicano Donald Trump promete o maior evento de deportação que os EUA já viram, se for eleito. Essa promessa baseada, em parte, na ideia de que os imigrantes nos EUA, legal ou ilegalmente, estão roubando o que ele chama de “empregos de negros” e “empregos de hispânicos”. 

Mas, dados do governo mostram que o trabalho imigrante contribui para o crescimento econômico e oferece oportunidades de promoção para os trabalhadores nativos. Um evento de deportação em massa custaria aos contribuintes dos EUA até um trilhão de dólares e poderia fazer com que o custo de vida, incluindo alimentos e habitação, disparasse, dizem os economistas.

Trump, que frequentemente usa retórica anti-imigrante, referiu-se durante sua campanha aos imigrantes que, segundo ele, estão tomando “empregos de negros” e “empregos de hispânicos”. Em um comício recente em Reading, Pensilvânia, Trump disse: “Há uma invasão de pessoas em nosso país”.

“Eles vão atacar, e já estão, os empregos da população negra, os empregos da população hispânica, e estão atacando os empregos dos sindicatos também”, disse Trump. “Então, quando você vê a fronteira, não é apenas o crime. Seus empregos estão sendo tomados também”.

A retórica de Trump sobre empregos foi amplamente condenada por democratas e líderes negros, que a chamaram de racista e insultuosa, sugerindo que os americanos negros e hispânicos ocupam empregos subalternos.

Janiyah Thomas, diretora de Mídia Negra da equipe Trump, disse à Associated Press que os democratas “Continuam a priorizar os interesses de imigrantes ilegais em detrimento de nossos próprios americanos negros que nasceram neste país” e que os ganhos de empregos na era Biden no mercado de trabalho foram, em grande parte, devido à imigração ilegal.

Os dados mais recentes da Pesquisa de População Atual do Bureau de Estatísticas Trabalhistas dos EUA mostram que, em 2023, trabalhadores negros nativos estão predominantemente empregados em funções de gestão e operações financeiras, vendas e suporte de escritório, enquanto os trabalhadores latinos nativos estão mais frequentemente empregados em funções de gestão, suporte de escritório, vendas e serviços.

Trabalhadores negros estrangeiros e não cidadãos estão mais frequentemente representados em funções de transporte e suporte à saúde, e trabalhadores hispânicos estrangeiros e não cidadãos estão mais frequentemente representados em construção, limpeza de edifícios e terrenos.

Economistas que estudam o impacto do trabalho imigrante na economia dizem que as pessoas que estão ilegalmente nos EUA não estão tomando os empregos dos cidadãos nativos, pois os papéis que esses trabalhadores imigrantes assumem são, na maioria das vezes, posições que os trabalhadores nativos não estão dispostos a ocupar, como empregos na agricultura e no processamento de alimentos.

Termos

Compartilhe