Crescem casos de gripe pela primeira vez desde abril de 2020

Marcony Almeida

ago

Em meio a um aumento agressivo de infecções por COVID-19, Massachusetts também está enfrentando o que parece ser uma temporada ativa de gripe. A atividade de doenças semelhantes à influenza atingiu a maior das quatro classificações de gravidade na semana de 19 a 25 de dezembro, o período mais recente, de acordo com um relatório do Departamento de Saúde Pública (DPH).

Esse é o primeiro ponto da temporada em que o estado atinge esse nível em vários anos. Os 93 centros de saúde que servem para monitorar a gripe relataram que 3,38% das visitas que viram na semana que terminou no dia de Natal foram para doenças semelhantes à influenza, bem acima da linha de base regional de 2% que estima um impacto típico, e superior à mesma semana em qualquer um dos últimos três anos.

O DPH define doença semelhante à influenza como uma febre de pelo menos 100 graus Fahrenheit, além de tosse e/ou dor de garganta – sintomas semelhantes aos que os pacientes com COVID-19 apresentam.

“Muito mais pessoas estão infectadas com a gripe do que as testadas”, observou o departamento em seu relatório. “O ILI é usado ao longo da temporada regular de influenza para ajudar a rastrear a atividade da doença em indivíduos que não são testados, já que as tendências de ILI refletem as tendências da influenza”.

Embora a atividade tenha sido robusta até agora, a intensidade da doença influenza não aumentou na mesma proporção. O DPH chamou a gravidade da gripe de “moderada”, a segunda mais baixa das quatro opções, na semana que terminou em 25 de dezembro.

Cerca de 0,62% das hospitalizações em Massachusetts foram associadas à gripe naquela semana, em linha com o mesmo ponto durante a temporada 2019-2020, e abaixo desta época na temporada 2018-2019. Até agora, o efeito da gripe tem variado por região.

O Departamento informour ainda que a região central do estado está experimentando o impacto mais potente, enquanto as regiões nordeste, sudeste e interior da região metropolitana de Boston também enfrentam alta atividade de doenças semelhantes à influenza. A própria cidade de Boston, a área metropolitana e o oeste de Massachusetts estão relatando atividade moderada de doenças semelhantes à influenza, segundo o órgão.

Termos

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published.