Cresce população de ursos negros no estado. Saiba o que fazer se encontrar um

Wilson Smith

AGO

À medida que a população de ursos negros do estado continua crescendo e se movendo para o leste, mais moradores de comunidades bastante povoadas estão se deparando com os animais. Recentemente, em Brockton, por exemplo, um urso preto foi visto em uma câmera de segurança doméstica vagando por um quintal.

As autoridades do MassWildlife recomendam que os moradores tomem algumas medidas fáceis de precaução para ajudar a evitar conflitos com ursos e outros animais selvagens.

 

“À medida que nossa população de ursos aumenta, as pessoas precisam entender o que significa realmente coexistir com os ursos. As pessoas precisam mudar seu comportamento porque os ursos não vão mudar o deles”, disse o biólogo Dave Wattles. 

 

Em meados da década de 1970, a população de ursos negros de Massachusetts foi estimada em menos de 100 indivíduos. Hoje, a população deve conter mais de 4.500 animais.

 

Se você se deparar com  um desses mais de 4.500 ursos negros em seu quintal ou na floresta, seguem orientações do que você deve fazer:

 

  • Fique calmo e afaste-se lentamente para dar bastante espaço ao urso.

 

  • Não corra de um urso, lentamente se afaste.

 

  • Se um urso for visto na cidade, deixe o animal quieto. Na maioria das situações, se deixado sozinho, o urso retornará à floresta por conta própria.

 

  • Mantenha os cães sob controle e saia da área.

 

Aqui estão algumas dicas de precaução para não atrair ursos para o seu quintal:

 

  • Remova todos os alimentos em potencial para os ursos, incluindo alimentadores de pássaros e lixo orgânico.

 

  • Limpe as churrasqueiras gordurosas após o uso.

 

  • Alimente os animais de estimação dentro de casa. Um cachorro latindo pode fazer com que um urso se torne agressivo. Sempre mantenha os cães na coleira, verifique se há ursos no quintal antes de deixá-los sair e nunca deixe os cães perseguirem ou interagirem com os ursos.

 

  • Ursos negros matando galinhas e danificando galinheiros estão se tornando o conflito número 1 entre ursos humanos em Massachusetts. Instalar cercas elétricas é a única maneira de manter os ursos longe das gaiolas das colméias.

 

Recomendações caso você encontre um urso quando esteja acampando ou caminhando: 

 

  • É sempre importante respeitar os ursos e dar-lhes bastante espaço se você os encontrar na floresta.

 

  • Esteja sempre atento à sua volta. O ruído normal da trilha geralmente alerta os ursos sobre sua presença e os leva a se mover sem serem notados.

 

  • Mantenha os animais de estimação presos e supervisionados.

 

  • Ao acampar, armazene alimentos e utensílios de cozinha em recipientes fechados e separados de sua área de dormir.

 

Se você avistar um urso em uma área muito povoada, entre em contato com a Polícia Ambiental do estado no número 1-800-632-8075 ou com o escritório distrital MassWildlife mais próximo para relatar o avistamento e obter orientação.

Termos

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp