Consumidores estão ingerindo metal, plástico e vidro em carne processada

Marcony Almeida

ago

Pedaços de metal, plástico duro, borracha e até vidro estão se misturando cada vez mais a produtos de carne processada, chegando aos consumidores e provocando um número recorde de chamadas de recolhimento, conhecidas como recalls de segurança, segundo uma análise do jornal Washington Post baseada em registros federais.

Até agora, este ano, o Departamento de Agricultura (USDA, sigla em inglês) anunciou 34 recalls envolvendo 17 milhões de libras de produtos à base de carne, depois que materiais perdidos foram encontrados neles. Esse é um aumento acentuado em relação a uma década atrás, em 2009, quando houve cinco recalls envolvendo cerca de 1 milhão de libras de carne processada.

Peças de metal estão quebrando máquinas que misturam e picam ingredientes. As luvas de borracha dos trabalhadores de fábricas estão caindo nas misturas de carne. E pedaços de plástico e vidro de embalagens de carne estão se infiltrando nos alimentos.

Os fabricantes de alguns dos itens alimentares mais consumidos e reconhecidos já lançados retiraram os produtos do mercado, incluindo frangos da Tyson Foods, salsichas Jimmy Dean e Spam.

Os itens encontrados – que o USDA chama de “objetos estranhos” – são normalmente encontrados depois que um consumidor morde um produto de carne, mostram os registros, às vezes machucando a boca no processo. Os objetos podem causar asfixia e ferir o intestino.

“Existe esse choque inicial quando você encontra algo que claramente não pertence a comida, como parafuso, ou estilhaço, ou material de embalagem”, disse ao Washington Post, Robert Rausch, advogado de segurança alimentar de Nova York. “A preocupação sempre é se havia outras peças que você engoliu”.

Várias mudanças estão causando o aumento dos recalls, segundo o USDA e especialistas do setor, e o órgão federal está investigando o problema com maior intensidade.

Termos

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

um + 4 =