Consulado do Brasil em Boston restringe atedimento devido à crise na saúde

Marcony Almeida

Consulate_General_of_Brazil_in_Boston

O Consulado-Geral do Brasil em Boston emitiu nota ao público, hoje, mudando as atividades de atendimento ao público devido a epidemia do coronavirus. Segundo o Cônsul-Geral, Benedicto Fonseca, o órgão está acompanhando a evolução da pandemia de COVID-19 e recomenda a todos os cidadãos brasileiros que mantenham a serenidade e observem estritamente as medidas de precaução determinadas pelas autoridades locais.

Para a proteção da população residente na região, o Consulado-Geral em Boston está adotando as seguintes medidas de precaução, válidas a partir de segunda-feira, 16 de março de 2020:

1 – Os agendamentos anteriormente feitos ficam cancelados. Pede-se escrever para o e-mail contato.boston@itamaraty.gov.br para maiores informações.

2 – Se o serviço que você requer não é emergencial ou urgente, adie seu pedido para uma data futura, quando a situação sanitária da região estiver normalizada.

3 – O INSS suspendeu por 120 dias, contados a partir de 12/03/2020, a necessidade de apresentação de atestado de vida para fins de aposentadoria, razão pela qual este serviço não será considerado emergencial.

4 – Para diminuir a possibilidade de contágio, evite, sempre que possível, trazer acompanhantes ao Consulado, especialmente crianças e idosos.

5 – Sempre que possível, solicite o serviço pelo correio: http://boston.itamaraty.gov.br/pt-br/servicos_via_correio.xml

(Os serviços pelo correio são os seguintes: passaporte, atestado de residência, cópia autenticada, segunda via de registros de casamento, nascimento e procurações originalmente feitos no Consulado, e matrícula consular.)

6 – Caso seja realmente necessário receber algum serviço consular, e para evitar aglomerações no Consulado-Geral, informamos que TODOS os serviços serão atendidos exclusivamente por agendamento: http://boston.itamaraty.gov.br/pt-br/agendamento_eletronico.xml. No caso específico do serviço de passaporte, este deverá ser feito pelo correio, salvo em situações emergenciais, mas também via agendamento.

7 – Situações emergenciais poderão ser tratadas por telefone no plantão consular (617-8166-3115). Situações emergenciais são apenas eventos realmente graves, como acidente, morte, doenças graves, detenção no aeroporto, desaparecimento, prisão, maus tratos, violência doméstica, sequestros e casos similares.

8 – Encaminhe suas dúvidas ao e-mail: contato.boston@itamaraty.gov.br. Caso deseje, envie sua mensagem diretamente para consul.boston@itamaraty.gov.br.

O Consulado-Geral avisa que conta com a compreensão e cooperação da comunidade para a excepcionalidade desta situação e espera retomar seu atendimento regular assim que as condições o permitam.

O órgão lembra que informaçōes sobre a pandemia podem ser encontradas nos portais:

www.cdc.gov/COVID19
www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus
portal.anvisa.gov.br/coronavirus
www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019

Termos

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

3 × quatro =