CONFIRMADO: Imigrantes indocumentados receberão vacina, gratuitamente, para o COVID-19

Marcony Almeida

ago

Massachusetts já vacinou mais de 200 mil pessoas contra o COVID-19, e o número aumentará à medida que mais vacinas estarão disponíveis para residentes, além daqueles que trabalham na àrea de saúde. E os imigrantes que moram no estado, inclusive os indocumentados, também estarão na lista dos que poderão tomar a vacina, sem custo algum.

O Departamento de Saúde Pública do estado publicou no website da agência a confirmação que residentes indocumentados terão ter acesso à vacina, mesmo que não tenham planos de saúde. E mais, o estado confirmou com o governo federal que o acesso não influenciará no processo imigratório de legalização. Acompanhe as perguntas e respostas divulgadas pelo estado:

Os imigrantes sem documentos podem receber a vacina gratuitamente?

Sim. A vacina em si é gratuita para todos os residentes de Massachusetts. O seguro saúde (incluindo Medicare e Medicaid) cobrirá o custo de administração da vacina. Para pacientes sem seguro saúde, os provedores de saúde podem solicitar o reembolso do governo federal pelo custo de administração da vacina a imigrantes indocumentados.

A obtenção da vacina afetará negativamente o status de imigração do paciente?

Não. O governo federal confirmou que não considerará o tratamento com COVID-19 (incluindo uma vacina) como parte da determinação se alguém é um “encargo público” ou no que se refere à condição de benefício público para certos indivíduos que buscam uma extensão de permanência ou mudança de status, mesmo se a vacina for paga pelo Medicaid ou outros fundos federais.

O registro de vacinação de um paciente está protegido contra divulgação?

O Departamento de Saúde Pública manterá um registro eletrônico de cada paciente em Massachusetts que receber a vacina COVID-19. O banco de dados da vacina é mantido em sigilo, assim como o registro médico de um paciente com seu médico.

Mais informações oficiais pelo: https://www.mass.gov/info-details/covid-19-vaccine-frequently-asked-questions#may-undocumented-immigrants-receive-the-vaccine-for-free

Termos

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

um × quatro =