Como é comemorado o Natal em Nova York

Manoela Maia McGovern

ELF BRASIL

Natal é tempo de reunir a família e os amigos para confraternizar, se deliciar com aquelas guloseimas típicas e viver as tradições natalinas. Mas essas comemorações mudam na comparação entre o Brasil e os EUA. Do lado americano, uma tradição engraçada é o duende na prateleira que muda de lugar todas as noites. A confecção dos biscoitos para esperar o papai noel, as meias penduradas na lareira e os cartões enviados para os entes queridos também. E até o fato do peru não ser um prato indispensável na mesa dos americanos, chama atenção.

Os norte-americanos costumam comemorar o Natal no dia 25. Muitas pessoas têm o hábito de se vestir com pijamas combinando para assistir filmes natalinos tomando chocolate quente na véspera, e em alguns casos, até fazem biscoitos caseiros para o papai noel. Afinal, depois de deixar presentes em tantas casas, ele com certeza vai precisar recarregar as energias. Quem não tem essa criatividade e paciência, acaba comprando pronto mesmo e deixando embaixo da árvore na noite do dia 24, junto com um copo de leite. Tem até os mais empolgados que deixam também cenouras para as renas do bom velhinho comerem.

 

Na manhã do dia 25 nos EUA, as crianças acordam ansiosas pelos presentes que foram deixados embaixo da árvore. É muito bacana ver as pessoas, principalmente os avós saindo de casa de pijamas para ir abrir os presentes com os netos. As meias penduradas na lareira tem uma historia curiosa por trás. Segundo a tradição, o papai noel sabia que a família era muito pobre, então jogou três sacos de moedas de ouro pela chaminé e o dinheiro foi parar nas meias das irmãs. Alguns dos melhores presentes para se colocar nas meias hoje em dia são chocolates, livros, brinquedos pequenos e em conta. A comemoração do Natal por aqui na maioria das vezes é num jantar cedo, que para os brasileiros seria mais ou menos no horário entre o almoço e o jantar. Não necessariamente tem peru, mas eles fazem questão de todos a mesa para confraternizar.

Depois de quase 15 anos morando em Nova York, eu sinceramente não consigo dizer qual o prato típico do Natal americano, mas é sempre uma fartura, é muito divertido assistir as crianças brincando com os presentes novos. Já no Brasil, os presentes vão aos poucos se acumulando debaixo da árvore durante o mês de dezembro. São poucas as crianças que os pais fingem ter sido o papai noel quem trouxe. E a data é comemorada na véspera, dia 24. Por ser um país em sua maioria católico, muita gente vai à missa e logo após todos se reúnem para a ceia que geralmente acontece à meia-noite, quando é  feita a troca de presentes.

Uma tradição muito interessante é o “elf on the shelf”, o famoso duende na prateleira. Ele é um boneco, ajudante do papai noel, que quando aparece pela primeira vez, as crianças recebem junto as instruções dizendo que ele precisa de um nome e que ele não pode ser tocado para não perder a magia de voar para o polo norte. As crianças ficam ansiosas para saber como ele vai aparecer e, a magia depende na verdade da criatividade dos pais. Tem aquele que simplesmente aparece no topo da árvore e apenas muda de lugar todas as noites, ou aquele que vem dentro de um avião ou embrulhado para presente e, todas as noites vem com uma novidade. Tem “elf” jogando os jogos das crianças, tem “elf” fazendo lava jato dos carrinhos das crianças, ou até mesmo dando recados importantes as crianças como o de ir dormir cedo.  A missão dele é checar se as crianças estão se comportando. Isso porque todas as noites ele vai até o polo norte contar ao papai noel se as crianças foram “naughty or nice”, boazinhas ou não, e também avisar o que eles querem de presente.

Os americanos levam o feriado muito a sério quando o assunto é o cartão de Natal. É uma desculpa incrível para ter fotos da família todos os anos. Muitos fazem ensaio fotográfico temático. São várias empresas que oferecem o serviço de criação de cartões, com opções dos mais variados modelos, com os preços variando de acordo com o material e o tamanho. Alguns até oferecem enviar os cartões para você. Apenas basta acrescentar o endereço dos destinatários antes de finalizar a compra pela internet. E eles ficam espalhados pelos cantos da casa, seja em algum tipo de varal, decorando a árvore ou até mesmo grudados na geladeira, espelho e armários. Quem não se aventura a tirar fotos para editar o próprio cartão, compra pronto nas farmácias, lojas e correios. E por falar neles, os correios ficam tão abarrotados que os carteiros precisam fazer hora extra para dar conta do recado.

Este é sem sombra de dúvidas, um dos feriados mais mágicos e divertidos para quem mora nos Estados Unidos. A cidade fica linda, com as casas todas decoradas com bonecos infláveis de todos os tamanhos, luzes nos telhados, pisca-pisca nas árvores, cartões de natal com fotos das crianças decorando a árvore dentro de casa. E se nevar, melhor ainda porque as escolas fecham e as crianças amam fazer guerra de neve. É o clima perfeito para um chocolate quente e depois sair para fazer os tradicionais “snow angels” deitados na neve. E não podemos esquecer dos que usam a imaginação criando lá fora os mais diferentes bonecos de neve.

Nós da Brazilian Magazine, esperamos que vocês, nossos leitores, tenham um fim de ano mágico, cheio de amor, saúde e paz. E que o ano de 2024 venha leve e com muitas surpresas boas. Somos gratos pela sua parceria e nos vemos no ano novo!

 

ADVERTISE

Nossa Revista

V12 - 2019 | Nº 78
V12 - 2019 | Nº 78

REDES SOCIAIS

Últimas Notícias