Cidade Maravilhosa, muito além dos cartões postais!

Wilson Smith

O Rio de Janeiro  também foi capital do Brasil e possui rico patrimônio histórico, arquitetônico e cultural 

 

O Rio de Janeiro abriga em seu território uma das sete maravilhas do mundo, o Cristo Redentor, que tem 38 metros de altura, e atrai visitantes do mundo todo. Além disso, a cidade é famosa por sua costa litorânea com praias famosas, como: Copacabana e Ipanema, sendo conhecida também pelos morros do Pão de Açúcar e da Urca, que possuem teleféricos, compondo uma experiência de passeio muito requisitada pelos visitantes. O empolgante Carnaval também possui local de destaque, com carros alegóricos, fantasias e muito samba. 

Mas, para além de todas as belezas naturais e festas que compõem o Rio de Janeiro, os turistas também podem desfrutar de uma rica imersão cultural na cidade. Pois, em meados de 1763 a capital do Brasil foi transferida de Salvador para o Rio de Janeiro, o que rende uma série de construções históricas do período colonial. O Centro da cidade, entre outras localidades, ainda é composto por uma série de prédios tombados e traz ares de uma verdadeira viagem no tempo. As construções antigas se mesclam com a modernidade criando um cenário inspirador.

A capital é repleta de museus, centros culturais e construções antigas abertas para visitação, compondo um amplo leque de opções para os viajantes que gostam de desfrutar o turismo cultural. Confira algumas paradas que valem ser incluídas no roteiro cultural.

Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro

A Biblioteca Nacional, também chamada de Biblioteca Nacional do Brasil, cujo nome oficial institucional é Fundação Biblioteca Nacional, é a depositária do patrimônio bibliográfico e documental do Brasil, considerada pela UNESCO uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo e a maior da América Latina. A visita orientada na Biblioteca Nacional é gratuita e pode ser realizada de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, em três idiomas: português, inglês e espanhol. O visitante deverá se apresentar na recepção da visita orientada, localizada no Saguão Principal.

Museu Sacro Franciscano

O “Museu Sacro” está localizado em anexo à Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, que fica no Largo da Carioca. Em seu gênero, é o mais antigo e completo do Brasil. Possui valiosas coleções e um grande número de raros e valiosos objetos referentes ao culto religioso. Merece especial destaque às imagens e paramentos da famosa e sempre lembrada procissão das Cinzas instituída em 1647, cujo primeiro cortejo saiu em 1650, realizando-se anualmente, na Quarta-feira de Cinzas. 

Palácio Tiradentes

O Palácio Tiradentes foi inaugurado em 6 de maio de 1926. Foi o antigo prédio da Câmara dos Deputados, e é a atual sede da Assembleia Legislativa. Suas galerias, corredores, plenário, salas e o salão nobre estão abertos aos visitantes, pesquisadores, estudantes, turistas (nacionais e estrangeiros) que encontram ali também um espaço alternativo para a expressão da arte e do entretenimento. A fachada tem uma imponência extrema, marcando o estilo colonial.  

Centro Cultural Banco do Brasil

O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, resumidamente CCBB RJ, é um centro cultural situado na Zona Central. Faz parte de uma rede de espaços culturais, gerida e mantida pelo Banco do Brasil. Espetáculos de teatro e dança, apresentações musicais, exibição de filmes, exposições, palestras, leituras dramáticas, debates e mesas-redondas são algumas das diferentes atrações oferecidas constantemente pela programação.

Theatro Municipal do Rio de Janeiro 

É um dos mais importantes teatros brasileiros. Localiza-se na Cinelândia, centro do Rio de Janeiro. Ostenta obras dos mais renomados artistas brasileiros na época de sua construção. Pinturas de Eliseu Visconti, Henrique Bernardelli e Rodolfo Amoedo e esculturas de Rodolfo Bernardelli

Centro Cultural dos Correios

O Centro Cultural Correios Rio de Janeiro encontra-se instalado em um edifício histórico que integra o Corredor Cultural, tendo, como vizinhos, a Casa França-Brasil e o Centro Cultural Banco do Brasil. No andar térreo, está localizado o Teatro, também no térreo há uma Galeria de Arte para pequenas mostras. No segundo e terceiro pavimentos, estão localizadas dez salas de exposições, com infraestrutura e iluminação propícia.

Instituto Moreira Salles

O Instituto Moreira Salles é uma organização sem fins lucrativos fundada pelo diplomata e banqueiro Walther Moreira Salles em 1992, com a criação de seu primeiro centro cultural na cidade de Poços de Caldas. A unidade RJ possui um espaço contemporâneo com paisagismo, oferecendo exibições de exposições, filmes, música e outros eventos culturais. É o detentor de milhares de fotografias oitocentistas, bem como obras fotográficas dos séculos XIX e XX. 

Bairro de Santa Tereza 

Santa Teresa é um bairro que respira história, fica no topo de uma colina, com uma atmosfera semelhante a uma vila. Ruas íngremes e sinuosas são ladeadas de mansões antigas, hotéis boutique sofisticados, bares, restaurantes e museus. Além  de ser reduto de estúdios de artistas, “Santa” tem o Museu da Chácara do Céu, exibindo arte europeia e brasileira, e o evocativo Parque das Ruínas, com uma galeria de arte construída em torno das ruínas de uma mansão. Cruzar o bairro de bondinho é uma experiência que não pode ficar de fora do roteiro. 

Museu do Amanhã

Inaugurado em 17 de dezembro de 2015, é um prédio com projeto arquitetônico do arquiteto espanhol Santiago Calatrava, localizado ao lado da Praça Mauá, na zona portuária, mais precisamente no Pier Mauá. O antigo Pier desativado passou a abrigar uma construção pós-moderna, orgânica e sustentável que, atualmente, é um ícone da identidade local e cultural. O Museu do Amanhã é uma espécie de lembrete vivo sobre qual caminho a humanidade deve tomar daqui para frente, com obras digitais e sensoriais, carregadas de visualidade e tecnologia. Vale destacar não apenas seu conteúdo, como também sua arquitetura externa que ganha força com os espelhos d’água e sua icônica escultura Puffed Star II em formato de estrela de vinte pontas, voltada para Baía de Guanabara, obra artística doada pelo renomado artista americano Frank Stella. É interessante ao sair do Museu fazer uma visita ao Boulevard Olímpico, a poucos metros do edifício, você  pode conhecer os famosos grafites do artista brasileiro,  Eduardo Kobra. 

No mais, o Rio de Janeiro é uma cidade que pulsa cultura, arte e entretenimento a cada esquina. Uma viagem inesquecível que leva o espectador a conhecer a história do Brasil, bem como o poder de construção da modernidade, alinhados a força do povo brasileiro, principal construtor desse caleidoscópio cultural que emana das terras brasileiras. 

 

Termos

Compartilhe

plugins premium WordPress