A taxa de crimes violentos caiu em todo o território dos Estados Unidos no ano passado, de acordo com novas estatísticas do FBI, incluindo uma queda significativa no número de homicídios.
Os dados mostram que homicídios e mortes culposas por negligência grave caíram quase 12% nos EUA de 2022 para 2023, o maior declínio em décadas, segundo o FBI. O número de denúncias de estupro também caiu significativamente, mais de 9%, enquanto os crimes de ódio relatados diminuíram menos de 1%.
No geral, os crimes violentos caíram cerca de 3%, e os crimes contra a propriedade diminuíram aproximadamente 2,4%.
As taxas de criminalidade tornaram-se uma das maiores questões políticas do país com a aproximação da eleição presidencial de 2024. O candidato presidencial republicano, Donald Trump, tem tentado fazer da criminalidade um tema central na eleição, alegando que as taxas de criminalidade estão aumentando e tentando retratar sua adversária democrata, Kamala Harris, como fraca no combate ao crime.
A Vice-Presidente e Ex-Procuradora-Geral da Califórnia tem tentado rebater essas acusações, enfatizando sua postura firme e apontando para os próprios casos criminais pendentes de Trump.
O número de crimes denunciados em certas categorias aumentou de 2022 para 2023, incluindo o roubo de veículos, que subiu quase 13%.
O relatório se baseia em estatísticas coletadas de 16.334 agências de aplicação da lei de todo o país, de acordo com o FBI, mais de 85% das agências inscritas no sistema de relatórios criminais do FBI.
Há limitações nos dados publicados pelo FBI a partir das agências locais: os números são preliminares, nem todas as comunidades enviaram dados, e as informações enviadas geralmente contêm alguns erros, de modo que essas estatísticas podem não refletir com precisão o tamanho dos recentes declínios na criminalidade.