Casos de COVID-19 ressurgem e governador emite novo decreto

Marcony Almeida

ago (13)

O atendimento ao cliente em restaurantes terá que parar às 21h30 para serviços entregues na mesa, e instalações como academias, teatros e cassinos terão que fechar na mesma hora, enquanto o limite de reuniões internas será reduzido para 10 pessoas sob uma lista de “medidas”. Medidas essas que o governador Charlie Baker está ordenando em resposta ao aumento acentuado nas infecções por coronavírus e hospitalizações.

Baker, que anunciou as medidas em uma entrevista coletiva na State House, também reforçou medidas de cobertura facial para moradores de Massachusetts, exigindo que as pessoas usem máscaras em público, independentemente da distância de outras pessoas.

O Departamento de Saúde Pública também está instituindo um novo comunicado de permanência em casa, que determina que os cidadãos devem estar em casa entre 10 p.m. e 5 a.m., exceto para atividades necessárias, como ir para o trabalho ou escola. As alterações entrarão em vigor às 12:01 da manhã de sexta-feira.

“Gostaríamos muito que as pessoas estivessem em casa às 22 horas com as pessoas com quem vivem”, disse Baker. Fechando às 21h30, os locais permitirão que as pessoas cheguem em suas casas às 22h com tranquilidade, disse ele.

As novas diretrizes incluam uma série de isenções, incluindo permitir que os funcionários façam limpeza ou estocagem de negócios durante a noite, e não se refere à construção, fabricação ou trabalho de laboratório. Supermercados, farmácias, postos de gasolina e lojas de varejo também poderão permanecer abertos após às 21h30.

As lojas de bebidas alcoólicas e outros estabelecimentos varejistas que vendem álcool devem encerrar as vendas de álcool às 21h30, mas podem continuar a vender outros produtos.

Baker, observando que os especialistas em saúde pública estão cada vez mais preocupados com o ressurgimento do vírus, disse: “A simples verdade é esta: muitos de nós nos tornamos complacentes em nossas vidas diárias. Estamos nos saindo muito melhor do que muitos outros estados e muitos outros países, mas aqui também baixamos a guarda e temos trabalho a fazer.”

As reuniões privadas também serão severamente reduzidas, com limites para 10 pessoas em ambientes fechados (reduzido de 25 atualmente) e 25 pessoas fora (reduzido de 50), disse o oficial. Todas as reuniões precisam terminar às 21h30, disse ele.

“Basicamente, estamos dizendo que se você sair em público, use uma máscara”, disse Baker.

As novas instruções vêm após semanas de evidências de que o vírus estava apertando seu controle sobre o estado. Domingo marcou o nono dia consecutivo. Massachusetts relatou mais de 1.000 novas infecções, e em uma média de três dias de hospitalizações relacionadas ao COVID aumentou quase 40% no decorrer do mês passado, aumentando de 432 em 1º de outubro para 602 no Halloween, mostram dados do estado.

Baker nos últimos dias reconheceu os aumentos em Massachusetts e pediu que as pessoas intensifiquem sua vigilância. Ele também disse que o estado está melhor preparado agora para lidar com um aumento repentino do que nos dias sombrios da primavera.

 

Termos

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

20 − dezoito =