Caso raro de varíola dos macacos é detectado em Massachusetts

Wilson Smith

AGO (3)

Foi confirmado este ano o primeiro caso de varíola nos Estados Unidos na cidade de Massachusetts. Um homem que viajou recentemente para o Canadá está hospitalizado com a rara doença viral. Funcionários do Departamento de Saúde Pública (DPH) confirmaram ontem, que o homem foi diagnosticado com varíola, uma “Doença viral rara e potencialmente grave, que normalmente começa com sintomas semelhante à gripe e inchaço dos gânglios linfáticos, progredindo para erupções cutânea no rosto e corpo”.

O DPH disse que o caso “Não representa risco para o público” e que o homem infectado está hospitalizado e em boas condições. A agência estatal está trabalhando com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA junto com os conselhos locais, os profissionais de saúde estão empenhados para rastrear os contatos do paciente durante o período em que ele foi infectado.

O estado informou que a varíola pode começar com sintomas semelhantes aos da gripe e progredir para lesões que começam em uma parte do corpo e se espalham para outras partes. As autoridades de saúde disseram que a Monkeypox pode ser clinicamente confundida com uma infecção sexualmente transmissível como sífilis ou herpes. O  Centro de Controle e Prevenção de Doença (CDC) confirmou que o vírus é “Muito raro” na América e “não ocorre naturalmente nos Estados Unidos”.

Houve apenas dois casos nos EUA ano passado, no Texas e em Maryland, o Reino Unido identificou nove casos de varíola dos macacos desde o início deste mês.

O DPH afirma que em partes da África a varíola ocorre com mais regularidade, pois as pessoas podem ser expostas através de mordidas ou arranhões de roedores e pequenos mamíferos, bem como na preparação de caça selvagem, no contato com um animal infectado ou ainda possivelmente por consumo de produtos de origem animal. O vírus da varíola dos macacos não se espalha facilmente entre as pessoas. A transmissão pode ocorrer através do contato com fluidos corporais, feridas da varíola dos macacos, itens contaminados ou através de gotículas respiratórias após contato pessoal prolongado.

Termos

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp