Casa Branca alerta para nova variante mais potente de COVID-19 

Wilson Smith

MAR

Por causa de uma nova subvariante de coronavírus que pode driblar as defesas do sistema imunológico, a Casa Branca disse em um comunicado, que os americanos devem atualizar suas vacinas contra o vírus e os encorajou a obter kits com máscaras e teste de Covid-19, essa nova variante já foi detectada amplamente nos EUA.

De acordo com a Casa Branca a nova subvariante BA.5 da omicron agora responde pela maioria dos casos de Covid-19 no país. No comunicado, as autoridades delinearam uma estratégia para combater o aumento do número de casos e hospitalizações.

Ainda, segundo o comunicado da Casa Branca, “Indicações iniciais sinalizam que o BA.5 pode ter uma capacidade maior de driblar a imunidade do infectado, inclusive dos que já foram infectados anterioriormente, o que significa que existe um potencial de aumento nos números de infecções nas próximas semanas. Esse crescimento de casos é maior onde menos pessoas estão em dia com suas vacinas. Há ainda, um aumento significativo na diminuição da imunidade adquirida com as vacinas”, finalizou.

As autoridades de saúde da administração Biden tomarão medidas para incentivar as vacinações, incluindo doses de reforço para os elegíveis, além de educar os americanos sobre a disponibilidade de máscaras e kits de teste gratuitos do governo.

A declaração não falou sobre novas medidas para combater a propagação do vírus, mas o Washington Post informou na segunda-feira (11), que as autoridades federais de saúde estão considerando a possibilidade de disponibilizar uma segunda dose de reforço mais ampla para os adultos. Atualmente, as diretrizes federais limitam uma quarta dose das vacinas da Pfizer Inc.-BioNTech SE e Moderna Inc. para pessoas com mais de 50 anos e pessoas com mais de 12 anos imunocomprometidas.

Termos

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp