Campanha envolve homens na prevenção da violência de gênero

Wilson Smith

A Diretora do Programa da MAPS, Dulce Ferreira, fala em um evento do Dia do Laço Branco em Cambridge

A Massachusetts Alliance of Portuguese Speakers (MAPS) está trabalhando na Campanha do Dia do Laço Branco deste ano, celebrada no mês de Março, a iniciativa vem promovendo uma série de eventos com a divulgação de ações educativas na comunidade. A organização de serviços sociais e de saúde levará a mensagem da campanha para vários grupos de homens de diferentes faixas etárias da comunidade, desafiando-os a “reimaginar a masculinidade” e pensar sobre a importância do seu papel para acabar com a violência contra as mulheres e todo tipo de gênero.

A equipe de Violência Doméstica e Abuso Sexual da MAPS levou a Campanha do Dia do Laço Branco, ontem, a um grupo de paroquianos do sexo masculino da Igreja de Santa Maria da Assunção, em Milford, e os incentivou a fazer o juramento da campanha: “Deste dia em diante prometo ser parte da solução para acabar com a violência contra as mulheres e de gênero”, afirmação do juramento.

Hoje, a equipe da MAPS em Dorchester fará o juramento do Dia do Laço Branco e irá se conectar com várias barbearias locais, onde incentivarão os homens a se envolverem na campanha.

“Encorajamos os homens em nossas comunidades a fazerem o juramento do Dia do Laço Branco e prometerem que não ficarão calados sobre a violência contra as mulheres e toda violência baseada em gênero”, disse Dulce Ferreira, Diretora do Programa de Violência Doméstica e Abuso Sexual da MAPS. “É muito importante lembrar que todos nós somos responsáveis por garantir a dignidade, a segurança e o bem-estar de mulheres e meninas”, afirmou Dulce.

No dia 10 de Março, a MAPS participa no 15º aniversário da Campanha do Dia do Laço Branco de Massachusetts, fundada pela Jane Doe Inc, a coligação estadual de organizações de apoio a vítimas de violência doméstica e abuso sexual. A celebração será realizada online nas redes sociais entre 17h30 e 19h, e mais informações podem ser encontradas em janedoe.org/whiteribbonday.

No dia 15 de Março, os defensores da MAPS participarão de uma conversa sobre a campanha nas redes sociais com o Conselho de Cidadãos de Boston (CCB), uma organização que defende os imigrantes brasileiros na cidade.

No dia 19 de março, a MAPS dirige-se à Igreja da Sagrada Família, em Lowell, para dialogar com um grupo de homens sobre a campanha e incentivá-los a fazerem o juramento e no dia 22 de Março apresentará a campanha aos participantes do Programa Educativo de Intervenção em Agressores da MAPS em Somerville convidando-os a fazer o juramento.

No dia 27 de março, a MAPS convidará um grupo de homens para assistir e discutir um TED Talk de 2010 de Tony Porter, um autor, educador e ativista que trabalha para promover a justiça de gênero e raça, na Igreja Deus é Amor, em Roxbury.

Ao longo do mês, a equipe de Violência Doméstica e Abuso Sexual da MAPS também incentivará os homens que visitam seus escritórios e aqueles que frequentam as Clínicas de Vacinação  de COVID-19 da organização a assumir o compromisso do Dia do Laço Branco.

A Campanha do Dia do Laço Branco é uma ação internacional de direitos humanos iniciada em 1991 no segundo aniversário do massacre de 14 mulheres cometido por um homem em Montreal, cujo objetivo é orientar os homens a se manifestarem contra a violência que as mulheres sofrem no que diz respeito a questão de gênero.

A MAPS serve as comunidades de língua portuguesa de Massachusetts e outras desde 1970. A organização oferece serviços sociais e de saúde gratuitos através dos seus seis escritórios em Cambridge, Somerville, Brighton, Dorchester, Framingham e Lowell. Para saber mais sobre a MAPS, visite maps-inc.org.

Termos

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published.