De acordo com um novo relatório da WalkBoston, um grupo de defesa de pedestres, Boston foi uma das duas cidades em Massachusetts que teve o maior número de mortes de pedestres no ano passado. O relatório aponta que tanto em Boston quanto em Springfield, nove pedestres foram mortos enquanto tentavam atravessar a rua. O levantamento ainda traz informações sobre outras cidades.
A diretora executiva da WalkBoston, Stacey Beuttell, se pronunciou sobre o levantamento tecendo o seguinte comentário: “Infelizmente, os dados confirmam que os acidentes estão acontecendo em todo o estado, com os mesmos municípios aparecendo repetidamente como de maior risco”, finalizou.
Em entrevista concedida ao Boston Herald, Beuttell falou que “Cada vida perdida é trágica, mas os dados também nos dão confiança de que, ao implementar melhorias comprovadas na segurança rodoviária e reduzir os limites de velocidade é absolutamente possível reduzir ou até eliminar as mortes de pedestres em Massachusetts”, concluiu.
Entre as 47 cidades e vilas de Massachusetts que tiveram um acidente fatal de pedestres em 2021, mais da metade aconteceu em Boston e Springfield com nove vítimas fatais cada uma. Lowell e Brockton registraram três mortes cada, enquanto que Dedham, Framingham, Lawrence, New Bedford, Oxford, Saugus, Weymouth e Yarmouth registraram duas vítimas fatais em suas ruas. Trinta e cinco outras comunidades tiveram uma morte cada.
Segundo a WalkBoston é preciso melhorar o projeto e a segurança das estradas protegendo especialmente os adultos mais velhos. O levantamento mostrou que adultos com mais de 65 anos foram vítimas desproporcionais de atropelamentos, perfazendo 36% dos mortos e representando 17% da população. Nesse sentido é urgente um olhar mais estratégico e técnico nas políticas públicas no que tange a questão dos cuidados aos pedestres e ciclistas fazendo com que esse número seja reduzido drasticamente ou se possível zerado, no próximo levantamento esperamos visualizar essa estatística.