Boston oferece consulta gratuita para naturalização americana

Wilson Smith

AGO

A prefeita Michelle Wu junto com o gabinete da prefeitura de Boston para o Avanço dos Imigrantes (MOIA), em parceria com o Project Citizenship, estão organizando o evento o Dia da Cidadania, que acontecerá no dia 26 de março, no Reggie Lewis Center. O evento anual é uma oportunidade as pessoas elegíveis para naturalização obterem ajuda legal e gratuita para cidadania americana. Os interessados devem primeiro ligar para 617-694-5949 marcando assim sua consulta. No dia do evento os protocolos do COVID-19 e o distanciamento social estarão em vigor, não será permitida entrada sem agendamento.

“Tornar-se um cidadão americano é um marco importante para muitos imigrantes, isso abre mais oportunidades, reafirma o sentimento de pertencimento e capacita os moradores a tornarem-se mais ativos em suas comunidades. Quero agradecer ao Project Citizenship e a todos do Gabinete para o avanço dos imigrantes (MOIA). É  importante trabalharmos em parceria para que os Imigrantes conquistem o direito de se tornarem cidadãos dos EUA”, finaliza a prefeita Michelle Wu.

No Dia da Cidadania em Boston, os voluntários ajudarão as pessoas a preencher o formulário de cidadania gratuitamente. Os candidatos ainda precisam pagar a taxa de inscrição do USCIS, mas aqueles de baixa renda podem tentar se qualificar para ganhar a isenção da taxa.

Mitra Shavarini, diretora executiva do Projeto Cidadania diz que, “A cidadania permite que as pessoas participem de nossa democracia e sejam engajadas civicamente, ao fornecer ajuda legal e gratuita garantimos que a cidadania não seja apenas para pessoas que podem pagar.” De fato, a cidadania em sua gênese fundamenta-se na busca pela equidade e o direito de ser inserido na sociedade de forma justa e igualitária.

A cidade de Boston tem parceria com a organização sem fins lucrativos Project Citizenship para este evento desde 2014. É o maior workshop de cidadania da Nova Inglaterra, já foram atendidas mais de 2.300 pessoas até o momento. Por causa do COVID-19 e o distanciamento social, os limites de capacidade este ano estarão em vigor. Em anos anteriores contamos com mais de 400 voluntários da comunidade, estudantes de direito e advogados pro bono, em um único dia ajudaram centenas de pessoas com seus pedidos de cidadania.

Cerca de 30.000 residentes de Boston são elegíveis para a cidadania americana. Os candidatos devem ter pelo menos 18 anos, ser um residente legal permanente por três anos ou cinco anos. Se for casado com um cidadão dos EUA precisa saber ler, escrever e falar inglês básico (aplicam-se algumas exceções). Também é importante não ter viajado muito para fora dos EUA nos últimos cinco anos. Quando os candidatos ligarem para o Project Citizenship através do número de telefone 617-694-5949 serão informados sobre seu estatus de qualificação. O importante é não deixar de ligar, pois, dessa forma muitos imigrantes poderão receber uma ótima notícia. O sonho da cidadania americana pode se concretizar, afinal é para isso que o projeto foi criado, para ajudar na concretização da esperança de ser um cidadão americano.

Para saber mais sobre o Dia da Cidadania em Boston, visite a página: boston.gov/calendar/cidadania-dia . O site também tem informações para aqueles que gostariam de se voluntariar para este evento de várias formas.

 

Termos

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published.