Biden deve anunciar reforma imigratória através de decreto

Wilson Smith

Biden

A administração Biden está planejando anunciar um dos maiores programas de ajuda à imigração da história, desenvolvendo uma política que ofereceria status legal a centenas de imigrantes que vivem no país sem os documentos adequados, conforme relatos à CBS News. 

Um programa que está sendo desenvolvido por funcionários da Casa Branca ofereceria autorizações de trabalho e proteções de deportação a imigrantes não autorizados casados ​​com cidadãos dos EUA, desde que vivam nos EUA há pelo menos 10 anos, disseram as fontes, solicitando anonimato para falar sobre planos internos do Governo. 

A proposta, conhecida como “Parole in Place”, também abriria um caminho para o status legal permanente e a cidadania dos EUA para alguns beneficiários, removendo um obstáculo na lei dos EUA que impede aqueles que entraram ilegalmente nos EUA de obter green cards sem sair do país. 

Outro plano que está sendo preparado pela administração Biden agilizaria o processo para os chamados DREAMers e outros imigrantes indocumentados solicitarem isenções que lhes tornariam mais fácil a obtenção de vistos temporários, como vistos H-1B para trabalhadores altamente qualificados.

As medidas poderão ser anunciadas já na terça-feira (18), mas o plano não foi finalizado pela administração. Funcionários da Casa Branca estão se preparando para sediar um evento na terça-feira para comemorar o 12º aniversário do programa Ação Adiada para Chegadas na Infância, que protege da deportação cerca de 530 mil imigrantes indocumentados trazidos para os EUA quando crianças.

Alguns legisladores democratas já foram convidados para o evento de imigração de terça-feira na Casa Branca, disseram três autoridades do Congresso à CBS News, solicitando anonimato para compartilhar convites privados.

Um funcionário da Casa Branca disse que nenhuma decisão final foi tomada. O porta-voz da Casa Branca, Angelo Fernandez Hernandez, disse anteriormente que o Governo está “Empenhado em tomar medidas para resolver o nosso sistema de imigração falido”.

O plano “Parole in Place” seria o maior programa de imigração para imigrantes não autorizados desde o DACA, uma política que o ex-presidente Barack Obama anunciou em 2012 como uma medida “provisória” para proteger os DREAMers da inatividade do Congresso em matéria de imigração.

A política beneficiaria um subconjunto dos cerca de 1,1 milhões de imigrantes não autorizados com cônjuges cidadãos americanos, desde que cumpram o requisito de residência e outras regras. No geral, existem aproximadamente 11 milhões de imigrantes vivendo ilegalmente nos EUA, de acordo com a estimativa mais recente do Governo.

A medida sublinharia ainda mais uma maior vontade do Presidente Biden de tomar medidas executivas em matéria de imigração. Os republicanos provavelmente contestarão a ordem no tribunal.

Termos

Compartilhe

ADVERTISE

Nossa Revista

V12 - 2019 | Nº 78
V12 - 2019 | Nº 78

REDES SOCIAIS

Últimas Notícias