O governo americano anunciou, nesta quarta-feira (08), a aprovação de uma nova versão do popular tratamento para diabetes Mounjaro, que poderá ser comercializado como um medicamento para perda de peso, segundo os reguladores.
A Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA) aprovou o Zepbound, ou tirzepatide, da Eli Lilly. O medicamento ajudou os pacientes a perder cerca de 25% do seu peso corporal em um estudo recente.
O Zepbound é o mais recente medicamento para diabetes aprovado para a perda de peso, juntando-se ao Wegovy da Novo Nordisk, uma versão de alta dose do tratamento para diabetes, o Ozempic.
A FDA aprovou o medicamento da Lilly para pessoas consideradas obesas, com um índice de massa corporal de 30% ou mais, e também aqueles que estão com excesso de peso e têm uma condição de saúde relacionada, como pressão alta, colesterol elevado ou diabetes.
A FDA afirmou que o medicamento deve ser combinado com uma dieta saudável e exercícios regulares. Nos EUA, pelo menos 100 milhões de adultos e cerca de 15 milhões de crianças são considerados obesos.