Depois de um ano turbulento para os concursos de Miss EUA e Miss Teen EUA, onde as ganhadoras de 2023 renunciaram pela primeira vez na história dos concursos, os eventos estão retornando esta semana a Los Angeles para coroar duas novas vencedoras.
Para disputar os títulos, as 51 participantes de cada competição se apresentam em diversas rodadas: Traje de banho (Miss USA) ou roupa esportiva (Miss Teen USA), vestido de noite e uma entrevista no palco, além de uma entrevista preliminar com os jurados .
A atual Miss EUA, Savannah Gankiewicz, do Havaí, foi a segunda colocada do ano passado, assumindo o cargo duas semanas depois de Noelia Voigt renunciar em maio. Ela coroará sua sucessora, mas também poderá coroar a nova Miss Teen USA, já que esse papel permanece vago. Outra novidade na história do concurso, a ex-Miss Teen USA 2023 Sofia Srivastava desistiu de seu título poucos dias depois de Voigt, e a vice-campeã da competição, Stephanie Skinner.
No início de maio, Voigt e Srivastava anunciaram separadamente nas redes sociais que estavam renunciando às suas coroas, Voigt citando razões de saúde mental e Srivastava citando um conflito de valores pessoais com a organização Miss EUA. Os campeãs ainda não falaram publicamente sobre os detalhes. O público na Internet rapidamente apontaram que a postagem enigmática de Voigt parecia conter a mensagem oculta “Estou silenciada”, gerando rumores de um acordo estrito de não divulgação que a impediu de maiores explicações.
No entanto, a carta de resistência de Voigt à organização Miss EUA, obtida pela CNN, esclareceu as suas experiências. Na carta, as suas preocupações foram desde questões administrativas frustrantes que, segundo ela, levaram a um atraso na recolha dos seus prémios, incluindo um apartamento e um carro, bem como denúncias mais graves. Entre eles, Voigt relatou um ambiente de trabalho tóxico e a ausência de um produtor responsável que, segundo ela, levou a ser assediada sexualmente durante uma reunião em um desfile. Ela também alegou que a presidente do concurso, Laylah Rose, caluniou seu personagem em conversas com outras pessoas dentro e fora da organização, inclusive chamando Voigt de doente mental.