Adoçante com eritritol é associado à ataque cardíaco

Wilson Smith

Adocante

De acordo com um novo estudo, um substituto do açúcar chamado eritritol, usado para adoçar alimentos e bebidas tem sido associado à coagulação do sangue, derrame, ataque cardíaco e morte.

O principal autor do estudo, Dr. Stanley Hazen, diretor do Centro de Diagnóstico e Prevenção Cardiovascular do Cleveland Clinic Lerner Research Institute, disse que “O grau de risco é modesto”. Segundo o estudo publicado ontem (27), na revista Nature Medicine, pessoas com fatores de risco existentes para doenças cardíacas, como diabetes têm duas vezes mais chances de sofrer um ataque cardíaco ou derrame se tiverem os níveis mais altos de eritritol no sangue.

“Se o seu nível de eritritol no sangue estiver entre os 25% superiores em comparação com os 25% inferiores, haverá um risco duas vezes maior de ataque cardíaco e derrame. Estará no mesmo nível dos fatores de risco cardíaco mais fortes, como diabetes”, disse Hazen.

Pesquisas adicionais em laboratório e em animais inseridos no artigo revelaram que o eritritol faz com que as plaquetas sanguíneas coagulem mais facilmente. Os coágulos podem se desprender e viajar para o coração, causando um ataque cardíaco, ou para o cérebro, causando um derrame.

“Isso certamente soa como um alarme. Parece haver um risco de coagulação pelo uso do eritritol. Obviamente, mais pesquisas são necessárias, porém com muita cautela. Entretanto, nesse momento pode fazer sentido limitar o eritritol em sua dieta”, disse à mídia o Dr. Andrew Freeman, diretor de prevenção cardiovascular e bem-estar do National Jewish Health, um hospital em Denver, que não participou da pesquisa.

Em resposta ao estudo, o Conselho de Controle de Calorias, uma associação do setor, disse à mídia que “Os resultados deste estudo são contrários a décadas de pesquisas científicas. Essas pesquisas e estudos afirmam que adoçantes com baixo teor calórico, como o eritritol, são seguros, conforme evidenciado por permissões regulamentares globais para seu uso em alimentos e bebidas”, disse Robert Rankin, diretor executivo do conselho.

 

Termos

Compartilhe

ADVERTISE

Nossa Revista

V12 - 2019 | Nº 78
V12 - 2019 | Nº 78

REDES SOCIAIS

Últimas Notícias