A American Cancer Society confirma aumento do diagnóstico de câncer em jovens

Wilson Smith

MRI

Embora o risco de morrer de câncer tenha diminuído nos últimos 30 anos, a incidência de vários tipos comuns de câncer está aumentando, de acordo com um novo relatório da American Cancer Society. Isso inclui câncer de mama, próstata, endometrial, pancreático, renal e melanoma.

Além disso, o relatório destacou uma tendência preocupante: um aumento “notável” nos casos de câncer entre pessoas mais jovens. Veja o que mais você precisa saber:

Quais tipos de câncer estão tendo aumento no registro de casos?

De acordo com o relatório, das três faixas etárias estudadas, apenas as pessoas com menos de 50 anos viram um aumento na incidência global de câncer de 1995 a 2020. Entre os tipos de câncer que estão aumentando:

– Câncer colorretal em pessoas com menos de 55 anos

– Câncer de fígado em mulheres

– Cânceres orais associados ao HPV

– Câncer cervical em mulheres de 30 a 44 anos

Por que as taxas de pessoas jovens estão aumentando?

O relatório atribui, em parte, a epidemia de obesidade a esse aumento. Os cânceres mais intimamente associados à obesidade são endometrial, hepático, renal, pancreático, colorretal e de mama.

Outros fatores, baseados mais em hipóteses do que em dados firmes, incluem mudanças no estilo de vida e no ambiente que ocorreram nos últimos 50 anos. “As pessoas nascidas em 1990 têm mais que o dobro do risco de desenvolver câncer de cólon em comparação com aquelas nascidas em 1950. E um risco quádruplo de desenvolver câncer retal”, disse a Dra. Kimmie Ng, diretora do Young-Onset Colorectal Cancer Center no Dana-Farber Cancer Institute ao Globe no início deste ano.

A falta de atividade física, distúrbios do sono, consumo de alimentos processados, uso de antibióticos – e os efeitos interligados desses hábitos – podem ter prejudicado nossos corpos, perturbando o metabolismo e aumentando a inflamação.

E quanto aos fatores ambientais?

Não há dúvida de que estamos expostos a produtos químicos – muitos deles conhecidos como carcinógenos – encontrados no ar, na água e nos alimentos. Essas substâncias podem prejudicar nossa saúde, mas não está claro quanto da exposição para desencadear o câncer.

Quatro dos cânceres com tendências crescentes – mama, próstata, colorretal e cervical – têm testes de triagem. Os testes de triagem de câncer colorretal e cervical podem prevenir o câncer completamente, detectando lesões pré-cancerosas que podem ser removidas, de acordo com o relatório.

Além disso, gerenciar o estresse, obter sono suficiente, fazer exercícios, minimizar o consumo de álcool, perguntar ao seu médico se você deve fazer triagem genética para o câncer e manter uma dieta saudável são maneiras comprovadas de minimizar o risco.

Termos

Compartilhe

ADVERTISE

Nossa Revista

V12 - 2019 | Nº 78
V12 - 2019 | Nº 78

REDES SOCIAIS

Últimas Notícias