Trinta e nove imigrantes morrem em prisão de imigração no México

Wilson Smith

Mx

Na terça-feira (28), imigrantes que estavam temendo a deportação incendiaram colchões em um centro de detenção de imigrantes no norte do México, a ação desencadeou em um incêndio que deixou trinta e nove  mortos, é um dos incidentes com mais óbitos já registrado em uma prisão de imigração no país.

Horas após o início do incêndio, fileiras de corpos foram colocadas do lado de fora da instalação em Ciudad Juarez, que fica em frente a El Paso, no Texas, que é um importante ponto de passagem para migrantes. Ambulâncias, bombeiros e vans do necrotério lotaram o local.

Segundo o Instituto Nacional de Imigração trinta e nove pessoas morreram e vinte e nove ficaram feridas em estado grave. Uma autoridade guatemalteca disse que muitos podem ser desse país da América Central. E também há registro que no momento do incêndio havia sessenta e oito homens da América Central e do Sul detidos na instalação.

O presidente Andrés Manuel López Obrador disse que o incêndio foi iniciado por imigrantes dentro da instalação em protesto depois de saber que seriam deportados. “Eles nunca imaginaram que isso causaria essa terrível trajédia”, disse López Obrador.

As tensões entre as autoridades e os imigrantes aparentemente aumentaram nas últimas semanas em Ciudad Juarez, onde os abrigos estão cheios de pessoas à espera de oportunidades para entrar nos EUA ou que pediram asilo lá e aguardam o processo.

 

Termos

Compartilhe

ADVERTISE

Nossa Revista

V12 - 2019 | Nº 78
V12 - 2019 | Nº 78

REDES SOCIAIS

Últimas Notícias