Vamos às urnas no dia 5 de novembro!

Heloísa Galvão

Vote

Estamos há algumas semanas das eleições presidenciais nos Estados Unidos e há duas semanas do primeiro turno das eleições municipais no Brasil e não consigo deixar de pensar como esses pleitos são importantes, principalmente, para nós imigrantes. Aqui, nos Estados Unidos, os imigrantes são boi de piranha para democratas e republicanos igualmente. No Brasil a questão é a violência desenfreada que caracteriza não apenas a campanha, mas também os debates.

Esta semana eu me animei ouvindo a entrevista da candidata à presidência dos EUA, do partido Socialismo e Liberação, Claudia de la Cruz. Ela e sua vice-presidente Karina Garcia terão seus nomes na cédula eleitoral em 21 estados e nos outros restantes, os eleitores poderão escrever seu nome e votar na chapa. Em Massachusetts até o momento, as cédulas vão listar além de Harris e Trump, o nome de Jill Stein do Partido Verde, e o de Cornell West, independente, também poderá ser escrito.

Na última coluna, eu escrevi do meu entusiasmo com a entrada da Kamala Harris e Tim Walz na campanha do partido democrata e, nesta coluna manifesto meu entusiasmo com a candidatura dessas duas mulheres que se parecem comigo e com a minha comunidade.

As possibilidades de vitória são quase inexistentes, mas o simbolismo é histórico. Quem não lembra da candidatura do deputado Ulisses Guimarães, do PMDB, em 1985 em plena ditadura? Foi o prenúncio de um futuro livre de repressão.

Não estou defendendo a candidatura de “A” ou “B”. Eu defendo e suplico apenas que todos os eleitores votem. O registro eleitoral leva menos de cinco minutos e vai até dia 26 de outubro. É da maior importância que eleitores e não eleitores se informem sobre quem vai estar na cédula eleitoral. É irresponsável votar em algum candidato só porque é simpático, bonito, conhecido, tem muita visibilidade ou ocupa um cargo importante.

Se pergunte: Qual a plataforma dessa candidata? Que assuntos considera prioritários, como votou em projetos de lei que nos interessavam aprovar ou enterrar? Lembre-se de que políticos representam todos que moram em seu distrito, não somente quem pode votar. E tente se informar sobre vereadores, deputados e senadores estaduais e federais e prefeitos. A gente tem a tendência de se preocupar só com quem concorre à presidência, mas quem resolve nossos problemas locais é o vereador, o prefeito, os deputados e os senadores.

Terça-feira, 5 de novembro é um dia importante porque o próximo presidente do país mais importante, mais rico e mais poderoso do mundo, será escolhido. Há uma chance de elegermos uma mulher negra, filha de imigrantes. Se isso acontecer, certamente haverá uma perspectiva e mudança que esperamos será para melhor em alguns setores. E Massachusetts é um bom exemplo dessa mudança porque há dois anos elegeu cinco mulheres para os cargos mais altos do estado.

Termos

Compartilhe