Secretetário se diz preocupado com o Censo e imigração

Marcony Almeida

Galvian

Enquanto as autoridades de Massachusetts se preparam para apoiar o Departamento do Censo dos Estados Unidos (EUA) em sua próxima contagem em 2030, o Secretário de Estado, William Galvin, alertou que registros locais não confiáveis ​​e o cenário federal em torno da fiscalização da imigração podem afetar a precisão dos dados populacionais.

Em discurso a um painel do Senado, ontem (17), Galvin também solicitou que o órgão concordasse com o orçamento fiscal de 2026, e concedesse ao seu gabinete US$ 500.000 adicionais para apoiar o trabalho do Censo.

De acordo com a lei estadual, cidades e vilas devem produzir listas anuais de seus moradores, que podem ser uma importante fonte de informações sobre as populações locais e todos os endereços — incluindo novos empreendimentos e propriedades industriais convertidas — onde as pessoas residem, disse Galvin.

“Estou muito preocupado com a qualidade desses registros na situação atual, e deixe-me explicar o porquê”, disse Galvin ao Comitê do Censo do Senado, presidido pelo Senador William Brownsberger. “Houve uma mudança de pessoal, não apenas no Departamento do Censo, mas também nas localidades”.

O estresse da pandemia e das eleições de 2020 causaram uma onda de aposentadorias entre funcionários municipais e mesários, disse Galvin. Ele sinalizou que isso também causou uma perda de conhecimento institucional.

“Tem sido mais desafiador fazer essas contagens locais, e esse desafio se intensificou bastante nos últimos meses porque muitas das comunidades que fazem a lista anual já tinham problemas suficientes ou eram ineficientes o suficiente no que faziam”, disse Galvin. “E agora, muitas delas nos relatam a relutância, especialmente por parte dos imigrantes, e especialmente daqueles que têm filhos, em responder até mesmo a esses questionários básicos”.

Ele acrescentou: “Nos últimos dias, conversei com educadores de Massachusetts que me disseram acreditar, especialmente em alguns distritos urbanos, que o número real de crianças em idade escolar que frequentam as escolas não se reflete com precisão em algumas estatísticas, porque os pais têm medo de dizer — em alguns casos, de mandá-las para a escola — mas, mais ainda, têm medo de dizer onde moram, em que apartamento estão, esse tipo de coisa”.

Os dados do Censo são usados ​​para determinar a distribuição de cadeiras na Câmara dos Representantes dos EUA, bem como a distribuição de verbas federais para os estados. As novas políticas de aplicação da lei de imigração sob o governo Trump geraram batidas policiais em todo o estado de Massachusetts, inclusive em cidades com grande volume de imigrantes.

“Acho que, no contexto do Censo, isso deixará cicatrizes”, disse Galvin. “Isso vai gerar medo, de que as pessoas relutem em dizer e fazer certas coisas”. Brownsberger concordou que essa é uma “grande preocupação que realmente precisamos levar para casa e refletir”.

Termos

Compartilhe