Motoristas da Uber e Lyft próximos a sindicalização

Wilson Smith

Materia

Milhares de trabalhadores de serviços de transporte compartilhado em Massachusetts assinaram cartões de autorização para se filiar a um sindicato para motoristas da Uber e da Lyft, e agora aguardam a certificação dos legisladores para seguir em frente.

Os trabalhadores anunciaram na quarta-feira (4) a criação do “App Drivers Union”, uma iniciativa conjunta do Sindicato Internacional dos Empregados de Serviços (SEIU) e da Associação Internacional de Maquinistas. O movimento surge um mês após os eleitores aprovarem, por margem estreita, um referendo que permite aos motoristas aderir a sindicatos.

Os legisladores planejam certificar a questão da votação esta semana, afirmou o senador estadual Jason Lewis. Após essa etapa, os motoristas precisarão esperar 30 dias, até janeiro, para votarem formalmente sobre a formação de um sindicato com o objetivo de melhorar seus salários e proteções.

Atualmente, a medida aprovada estipula que um quarto dos “motoristas ativos”, aqueles que completaram pelo menos o número mediano de corridas nos últimos seis meses precisam votar a favor para criar o sindicato. O contrato seria então ratificado pela maioria dos motoristas que realizaram 100 viagens no trimestre mais recente.

Termos

Compartilhe