Mortes por overdose de opióides em Massachusetts aumentam na pandemia

Marcony Almeida

ago (18)

Estima-se que mais 33 pessoas morreram de overdoses de opióides nos primeiros nove meses de  2020 em comparação com o mesmo período do ano passado, mostram os novos dados do Departamento de Saúde Pública. As 1.517 mortes por overdose relacionadas aos opióides confirmadas e estimadas até setembro representam um aumento de 2% em relação às mortes registradas de janeiro a setembro de 2019, de acordo com dados apresentados em um Conselho de Saúde Pública.

Os números de 2020 cobrem um período antes e durante a pandemia do COVID-19, a crise de saúde pública que abalou a economia, manteve muitas pessoas em suas casas por semanas ou mais e interrompeu a forma como todos os tipos de serviços e cuidados são prestados.

Se o aumento se mantiver até o final de 2020, isso marcará uma pausa em uma série recente de declínio de mortes por overdose ano a ano. O relatório do DPH mostra um total de 2.020 overdoses fatais de opióides confirmadas e estimadas em 2019, ante 2.033 em 2018, 2.051 em 2017 e um máximo de 2.102 em 2016.

A Comissária de Saúde Pública, Dra. Monica Bharel, disse que os dados mais recentes mostram um aumento entre 2018 e 2019 nas taxas de mortalidade por overdose para mulheres negras, homens negros e também para hispânicos. Ela acrescentou que a taxa geral de mortes por overdose se estabilizou desde o pico de 2016, apesar de um aumento na presença do poderoso opióide sintético fentanil.

O fentanil, que Bharel chamou de “o ingrediente realmente mortal que vimos impulsionar as mortes por opióides nesta epidemia atual”, apareceu em 93% dos exames toxicológicos para mortes por overdose nos primeiros seis meses deste ano. A heroína esteve presente em 16%.

“A epidemia de opióides continua a impactar muitas famílias e populações vulneráveis, que tiveram que lidar com os temores e estresse adicionais da pandemia”, disse Bharel. “Tenha certeza de que não diminuímos nossos esforços para enfrentar a epidemia de opióides. Nos últimos meses, os extraordinários desafios de saúde pública apresentados pela pandemia nos levaram a implementar esforços de prevenção de overdose, incluindo telessaúde expandida, reduzindo barreiras ao tratamento, expansão e distribuição de naloxona e também procurar receber a aprovação federal para permitir programas de tratamento licenciados para fornecer doses de medicamentos para levar para casa para transtorno de uso de opióides.”

 

Termos

Compartilhe

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

ADVERTISE

Nossa Revista

V12 - 2019 | Nº 78
V12 - 2019 | Nº 78

REDES SOCIAIS

Últimas Notícias