A Governadora de Massachusetts, Maura Healey, assinou ontem uma lei de segurança para animais de estimação, após a morte de um filhote de labradoodle devido a ferimentos graves em uma creche para cães sem licença.
A lei, chamada Lei de Ollie, em homenagem ao filhote, irá regulamentar a indústria de cuidados com animais de estimação de Massachusetts. A partir de agora, canis, creches para animais de estimação e todos os cães precisarão de licenças individuais no Estado.
Os municípios, encarregados de realizar o cumprimento da lei, devem agora emitir todos os tipos de licença para canis e estabelecer um limite para o número de animais que os canis podem abrigar, com base nas acomodações e no pessoal disponível. Canis de hospedagem e treinamento terão que relatar às autoridades municipais de licenciamento todas as lesões a pessoas ou animais.
A lei foi elaborada por uma coalizão criada pelo estado após a morte de Ollie, menos de dois meses depois de uma briga entre cães em sua creche em 2020. Amy Baxter, a dona de Ollie, disse em um comunicado que a morte dele foi resultado de “ações negligentes de uma creche para cães sem licença”.
A coalizão, que incluiu Baxter, advogados de animais e grupos de defesa dos direitos dos animais, está tentando melhorar a supervisão da indústria de cuidados com animais de estimação do Estado.