Líderes criticam campanha de Trump após fala racista contra Latinos e porto-riquenhos

Wilson Smith

T

Alguns oficiais latinos eleitos e membros da comunidade porto-riquenha do Estado se juntaram ao coro de críticas que surgiu na tarde de domingo (27), após um palestrante em um comício de campanha do Ex-Presidente Donald Trump fazer comentários grosseiros e racistas sobre porto-riquenhos e outros grupos.

O comediante Tony Hinchcliffe se referiu a Porto Rico como uma “Ilha flutuante de lixo no meio do oceano” e afirmou que os latinos “Adoram fazer bebês” durante seu show de abertura no comício realizado no Madison Square Garden, em Nova York. A apresentação de Hinchcliffe também incluiu comentários vulgares e racistas sobre judeus e afro-americanos.

A campanha da Vice-Presidente democrata Kamala Harris classificou a apresentação como uma “Diatribe racista e vil contra os latinos”. A chefia da campanha de Trump tomou a iniciativa de se distanciar de Hinchcliffe após os comentários. “Essa piada não reflete as opiniões do presidente Trump ou da campanha”, afirmou a assessora sênior Danielle Alvarez em comunicado.

O superstar porto-riquenho da música, Bad Bunny, declarou apoio a Harris logo após a apresentação de Hinchcliffe. Além disso, Ricky Martin também demonstrou apoio a Harris.

Em uma declaração, a Governadora Maura Healey destacou a importância dos 300 mil porto-riquenhos do Estado, afirmando que “São essenciais para o tecido do nosso Estado,” rejeitando os comentários feitos no comício de Trump no domingo.

“Eles são nossos empresários, profissionais de saúde, estudantes, líderes eleitos e comunitários, e veteranos que serviram bravamente ao nosso país. Aqui em Massachusetts, somos, apropriadamente, o lar do primeiro memorial do país dedicado aos veteranos porto-riquenhos”, disse ela.

Healey, uma democrata e representante da Vice-Presidente Kamala Harris, afirmou que os comentários feitos no comício são “O tipo de linguagem odiosa, divisiva e repugnante que Donald Trump e JD Vance promovem e permitem que permeie este país”.

Termos

Compartilhe