A corrida pela Casa Branca está acirrada na última pesquisa nacional da CNN, antes da contagem dos votos. A pesquisa, conduzida pela SSRS, diz que 47% dos prováveis eleitores apoiam a vice-presidente Kamala Harris e 47% apoiam o ex-presidente Donald Trump.
Em setembro, os prováveis eleitores se dividiram em 48% para Harris e 47% para Trump, quase idêntico à nova pesquisa. E uma pesquisa logo após o presidente Joe Biden ter desistido da corrida no verão e apoiado Harris, mostrou que 49% dos eleitores registrados apoiavam Trump, com 46% apoiando Harris.
Trump nunca ficou fora da margem de erro na pesquisa da CNN na disputa presidencial deste ano contra Harris ou Biden, uma mudança gritante em relação às suas duas disputas anteriores pela presidência.
A corrida presidencial tem sido notavelmente estável ao longo deste tumultuado ano político. A pesquisa descobriu que 85% dos prováveis eleitores que fizeram uma escolha dizem que sabiam qual partido apoiariam na eleição presidencial o tempo todo, e apenas 15% dizem que mudaram de ideia ao longo do caminho. Até agora, ainda mais do que isso está totalmente decidido: escassos 2% de todos os prováveis eleitores dizem que ainda não escolheram um candidato, e outros 9% dizem que podem mudar de ideia antes de votar.
Os eleitores que dizem que suas escolhas estão decididas agora se dividem em 50% Harris e 49% Trump, com apenas 1% apoiando outros candidatos. Aqueles que podem mudar pendem para Trump e são muito mais propensos do que os eleitores decididos a apoiar candidatos de partidos menores e independentes (38% apoiam Trump, 31% Harris, 30% outra pessoa). Eles também estão muito menos motivados a votar do que aqueles que tomaram uma decisão. Enquanto 70% dos prováveis eleitores que dizem que suas mentes estão decididas dizem que estão “extremamente motivados” para votar, isso cai para apenas 27% entre aqueles que podem mudar de ideia.
Harris provavelmente conquistou mais votos do que Trump até agora, dada a maior propensão dos democratas a votar antecipadamente ou pelo correio, de acordo com a pesquisa. A pesquisa foi realizada de 20 a 23 de outubro, depois que a votação antecipada estava acontecendo em todo o país, e descobriu que os 20% dos prováveis eleitores que dizem que já votaram quebram 61% Harris para 36% Trump, enquanto aqueles que dizem que ainda não votaram quebram a favor de Trump, 50% a 44%.