A grave estiagem que atinge toda a Nova Inglaterra, especialmente Massachusetts, está esgotando os níveis de água subterrânea, levando as autoridades estaduais a pedirem que residentes e empresas reduzam o consumo de água para preservar os estoques, enquanto bombeiros continuam enfrentando uma série de incêndios florestais recorrentes.
“Estamos passando por uma seca extrema em todas as regiões do Estado, com níveis de chuva extremamente baixos”, declarou a Governadora Maura Healey em uma coletiva de imprensa em Middleton, nesta terça-feira (12). “Isso significa que os níveis de água subterrânea diminuíram, o que afeta a quantidade de água disponível em nossos rios e lagos”.
Diante desse cenário, a Governadora pediu para que todos economizem água “Neste momento, precisamos dela para combater os incêndios”.
“É muito importante que as pessoas façam coisas como usar a máquina de lavar louça com menos frequência,” disse Healey. “Certifiquem-se de usar a máquina de lavar roupas apenas quando estiver cheia, tomem banhos mais curtos”.
Ela também ressaltou a importância de consertar vazamentos de encanamento imediatamente. “Isso é crucial porque precisamos conservar água, pois ela está sendo usada agora para combater esses incêndios”.
Atualmente, mais de 200 incêndios florestais estão em atividade no estado, principalmente na região leste. Os maiores focos estão concentrados em Lynn (168 hectares), nas proximidades do Lago Middleton (98 hectares, 60% contido), Cain Hill em Salem e Lynn (mais de 56 hectares, 60% contido) e na Floresta Estadual de Boxford, em North Andover e Boxford (51 hectares, 20% contido), de acordo com o Departamento de Serviços de Incêndio do Estado.