Fraude em Everett causa prejuízo de $20.000 a veterano

Wilson Smith

everett_ma_police_deparment_cover

Se não fosse pela ação rápida das autoridades locais e pela disposição da vítima em denunciar, mais pessoas poderiam ter sido enganadas em um esquema que custou milhares de dólares a um veterano do Vietnã e paciente com câncer de Everett.

De acordo com Charles “Chuck” Fagone, tudo começou com um e-mail alarmante. “Recebi um e-mail da Amazon, dizendo que eu devia várias quantias. Eles informaram os itens e tudo mais, e eu disse que nunca tinha pedido nada”, contou Fagone ao Herald.

Fagone disse que foi instruído a ligar para seu banco, mas o número fornecido não correspondia ao da sua agência habitual. O “Operador” na outra linha o conectou a um “Sr. Cooper”, que supostamente representava alguma “Comissão de comércio”.

O “Sr. Cooper” disse a Fagone que ele deveria manter o telefone conectado e no viva-voz, ir ao banco e retirar $27.000 para cobrir o custo das supostas compras feitas em seu nome na Amazon. Esse dinheiro seria recolhido por um homem que o colocaria em um cofre até que as questões com a Amazon fossem resolvidas.

Fagone, que está atualmente em tratamento de quimioterapia devido ao câncer no estômago, disse ao “Sr. Cooper” que estava muito doente para ir ao banco. Os golpistas insistiram. “Eu disse a ele: Sr. Cooper, não sei se consigo ir ao banco. Estou me sentindo péssimo. Ele disse que eu tinha que ir e que levaria apenas alguns minutos”, contou Fagone.

Ele conseguiu retirar $20.000, mas não os $27.000 exigidos. Um homem chegou, pegou o dinheiro e foi embora. Posteriormente, os golpistas ligaram novamente, reclamando que Fagone havia entregado apenas parte do que devia. Eles disseram que ele ainda devia $7.000, além de mais $25.000, e exigiram que ele sacasse esse valor também.

Ao invés de seguir as instruções, Fagone chamou a polícia.

O chefe da polícia de Everett, Paul Strong, disse que os policiais que chegaram ao local ficaram furiosos por ver um veterano de combate idoso como Fagone, “Um verdadeiro herói”, sendo enganado. No entanto, eles acreditaram que tinham uma chance de prender pelo menos um dos criminosos. Fagone se ofereceu para organizar a segunda entrega.

Quando o homem que havia pegado o dinheiro anteriormente chegou para pegar mais, foi recebido por um sargento de polícia e preso.

Após um esforço total em equipe por oficiais das divisões de patrulha, detetives e da unidade antidrogas, Strong anunciou na página do Facebook do Departamento que Hongfei Huang, de Nova York, está enfrentando várias acusações, incluindo furto acima de $1200 por falsa pretensão, furto de mais de $250 de pessoa idosa ou deficiente, e tentativa de furto de pessoa idosa ou deficiente.

Termos

Compartilhe

plugins premium WordPress