Após meses de disputas legais em meio a temores de mais centros médicos fechados, a Steward Health Care assinou acordos de compra definitivos para vender quatro hospitais de Massachusetts a novas operadoras.
A Lifespan Health System, com sede em Providence, disse que concordou em pagar US$ 175 milhões pelo Hospital St. Anne em Fall River e pelo Hospital Morton em Taunton. O pacote inclui as licenças de funcionamento, os edifícios e o terreno onde ficam os hospitais, dando ao maior sistema hospitalar de Rhode Island uma posição segura no sudeste de Massachusetts.
Enquanto isso, o Lawrence General Hospital finalizou a aquisição do Holy Family Hospital com campi em Methuen e Haverhill. Esse acordo criará um sistema hospitalar maior no Vale Merrimack, ao norte de Boston. Os termos financeiros não foram divulgados.
Os hospitais estavam entre os que a Caritas Christi Health Care vendeu para a Steward em 2010 com fins lucrativos. Eles serão convertidos novamente para o status sem fins lucrativos quando os negócios forem fechados, cumprindo uma meta da governadora Maura Healey, cuja administração esteve profundamente envolvida nas negociações atuais.
Steward anunciou os dois acordos assinados em um comunicado hoje (29). A empresa disse que estava trabalhando para finalizar acordos para vender dois outros hospitais de Massachusetts, o St. Elizabeth’s Medical Center em Brighton e o Good Samaritan Medical Center em Brockton, para o Boston Medical Center.