O Secretário de Estado de Massachusetts, Bill Galvin, declarou nesta segunda-feira (4) que prevê que a participação dos eleitores nas eleições de 2024 ultrapasse o recorde histórico registrado em 2020.
Segundo Galvin, cerca de 1,7 milhão de eleitores de Massachusetts já votaram antecipadamente, seja pessoalmente ou pelo correio, e ele prevê que esse número aumente ainda mais à medida que o Estado receba e processe mais cédulas enviadas pelo correio. Em 2020, aproximadamente 3,7 milhões de pessoas votaram no Estado, quando o Presidente Joe Biden venceu a tentativa do Ex-Presidente Donald Trump de se manter na Casa Branca.
“Estamos preparados para esta eleição — observamos uma participação impressionante por parte do público e acreditamos que as pessoas apreciaram as opções que lhes foram oferecidas”, declarou Galvin durante uma coletiva de imprensa realizada na sede do Governo Estadual.
“No entanto, em minha opinião, veremos ainda mais eleitores se apresentarem para votar presencialmente amanhã, em comparação com o número de participantes até agora”, acrescentou. “Nesse sentido, acredito que superaremos nosso recorde de 2020”.
Galvin atribui o interesse elevado dos eleitores principalmente à eleição presidencial. Embora Massachusetts seja um estado tradicionalmente democrata, onde a vice-presidente Kamala Harris e outros candidatos democratas são amplamente favoritos, o interesse pela disputa presidencial tem impulsionado uma participação recorde em todo o país. Na Carolina do Norte, por exemplo, um dos estados decisivos na disputa eleitoral, mais da metade dos eleitores registrados já votaram antecipadamente até a manhã de domingo, segundo autoridades locais.