Campanha de Trump acusa imigrantes de comerem animais de estimação

Wilson Smith

Vance

Vários republicanos, incluindo o candidato a Vice-Presidente do partido, o Senador JD Vance, promoveram ontem (9), alegações falsas de que imigrantes, especialmente imigrantes haitianos em Ohio, estão matando e comendo animais de estimação das famílias.

É o mais recente episódio em uma campanha que tem cada vez mais adotado mensagens de cunho racial, questionando a identidade racial da Vice-Presidente Kamala Harris, ao mesmo tempo que procura diminuir as suas políticas de imigração.

Os rumores tiveram como centro a cidade de Springfield, em Ohio, que tem registado um aumento recente de imigração de haitianos que buscam fugir de um país caribenho abalado por anos de desastres naturais, assassinatos políticos e domínio de gangues.

Uma publicação em um grupo de Facebook de Springfield afirmou recentemente que a amiga da filha de uma vizinha encontrou o gato desaparecido da sua família pendurado em um galho na casa de um vizinho haitiano, e que estava sendo preparado para ser comido, segundo o Springfield News-Sun. Esses rumores foram divulgados pela mídia conservadora e depois espalhados no X, onde ganharam grande força na segunda-feira (9).

“Trump deportará imigrantes que comem animais de estimação”, postou uma conta da campanha de Trump no X. “Kamala Harris enviará esses imigrantes para a sua cidade. Faça sua escolha, América”.

O senador do Texas Ted Cruz postou um meme mostrando dois gatinhos se abraçando. O texto sobre a imagem dizia: “Por favor, vote em Trump para que os imigrantes haitianos não nos comam”.

Vance postou um vídeo dele discutindo a imigração para Ohio em uma audiência recente. “Relatórios agora mostram que pessoas tiveram seus animais de estimação sequestrados e comidos por pessoas que não deveriam estar neste país. Onde está a nossa fronteira?” Algumas contas compartilharam imagens geradas por IA mostrando Trump segurando um gato nas mãos enquanto era perseguido por multidões de homens negros.

As alegações infundadas parecem ser o resultado de um jogo descontrolado de telefone sem fio que começou como um boato em um grupo local do Facebook, antes de se espalhar e atingir os escalões mais altos da mídia conservadora e do Partido Republicano. Elas se espalharam amplamente no X, cujo proprietário, Elon Musk, abraçou os rumores falsos e postou vários memes promovendo-os.

Algumas contas postaram imagens de câmeras corporais de um incidente que, segundo elas, corroborava as suas alegações. Mas, as filmagens foram feitas em Canton, Ohio, que fica a mais de 270 km de Springfield.

Termos

Compartilhe

plugins premium WordPress