11 lições para superar desafios e amadurecer

Fabiano F.

11 liçoes

Não existe uma receita que sirva para todos. No entanto, algumas lições que aprendemos ao longo da vida podem servir como exemplo para outras pessoas. Cada ser é único, com trajetórias e aspirações diferentes, mas há pontos comuns em todos nós.

Pensando nisso, para o artigo de hoje, separei 10 dicas de como lidar com desafios comuns na vida adulta. Podem ser questões relacionadas ao trabalho, aos relacionamentos pessoais ou mesmo à maneira como nos tratamos. Adapte cada uma das dicas para sua situação atual e perceba como esse exercício de autoanálise pode ser útil para sua jornada de autoconhecimento.

1 – Lembre-se de ser resiliente.  

Se algo ruim acontece, fique atento para não ficar preso naquela energia. Você já superou muitas coisas e pode usar essa experiência para ressignificar os problemas que está vivendo no momento.

2 – Não deixe a criança mimada aparecer.  

Mesmo na vida adulta, às vezes agimos como uma criança mimada que quer tudo do seu jeito e no seu tempo. É preciso racionalizar e entender que o mundo não foi feito para nos servir.

3 – Cale o adolescente birrento.  

O que criticamos nos outros pode ser reflexo do que ainda não resolvemos em nós mesmos. Teimosia e falta de flexibilidade revelam um comportamento imaturo que pode prejudicar (e muito) nossas relações pessoais e profissionais.

4 – Não se desespere. Você já esteve pior.  

Independentemente do problema que está enfrentando no momento, pare, respire e racionalize. Desesperar-se não ajuda em nada a resolvê-lo. Se parar para pensar, você já enfrentou situações muito piores e sobreviveu.

5 – Não caia na energia e no jogo do outro.  

Blindar suas emoções é essencial para não absorver o lixo mental alheio (vale também para o que vemos nas redes sociais). Entenda de vez: preserve sua energia e não seja uma esponja para os problemas que os outros não conseguem resolver e empurram para você.

6 – Pese os prós e contras antes de falar ou fazer algo.  

Não combina com um adulto agir por impulso. Tudo tem vários lados e diferentes consequências. Perceba se está sendo proativo ou se está simplesmente reagindo, em vez de primeiro analisar o que vai falar ou fazer. Dê uma pausa ou espere o dia seguinte. Seja mais estratégico.

7- Tire o peso das coisas, veja por outro lado.  

Infelizmente, nosso cérebro foi treinado para ver o lado ruim e dar mais peso às coisas do que elas realmente têm. Comece a experimentar novas interpretações sobre os fatos. Não existe verdade absoluta, mas sim maneiras de lidar com as situações. Menos drama, mais alegria.

8 – Faça um pouco por dia. Vá com calma.  

Não queira mudar ou resolver tudo hoje. É melhor dar um passo por dia do que tentar correr e já tropeçar no primeiro obstáculo. Ter paciência é fundamental para atingir um objetivo ou mudar um hábito ruim. Mas é preciso persistência. Com um pouquinho por dia, você chega lá!

9 – Não se cobre tanto.  

Você não precisa ser um super-herói que faz tudo perfeito. Em vez de ficar se cobrando e se culpando por algo que não fez ou não está satisfeito, seja mais amável consigo e veja os progressos que tem feito. Eles podem ser pequenos, mas ao valorizá-los, você cresce ainda mais.

10 – Evite reclamar. Se o fizer, logo em seguida agradeça na mesma medida.  

Preste atenção em quantas vezes durante um dia você reclama. Seja em voz alta ou em pensamento, esse ato só piora seu estado mental e prejudica suas ações práticas. Adote a regra: se reclamar, imediatamente agradeça por algo bom em sua vida. Assim, você neutraliza a negatividade.

11 – Viva o hoje, relaxe, exercite o prazer.  

Pare de querer controlar o passado ou o futuro. Você nem sabe se estará vivo amanhã. Aproveite o dia de hoje, observando detalhes que passam batido no cotidiano. Exercite o prazer mesmo numa tarefa considerada chata. Faça as coisas com a intenção de amor. Agindo assim, um mundo de possibilidades se abre à sua frente.

 

Fabiano F. é jornalista e autor de livros de autodesenvolvimento como “Enfrente” e “Agora Vai”. Email: fabianoescritor@gmail.com

Termos

Compartilhe

plugins premium WordPress