A Universidade de Massachusetts (UMass) lançou uma campanha para simplificar a comunicação sobre a gratuidade das mensalidades para famílias de baixa renda, ampliando a política estadual que já oferece educação gratuita em faculdades comunitárias. Agora, estudantes de famílias com renda bruta de até US$ 75.000 também podem ter mensalidades gratuitas nos campi da UMass, com apoio de programas de assistência financeira Federal, Estadual e Institucional.
Marcelo Suárez-Orozco, chanceler da UMass Boston, destacou a importância de reduzir a confusão e ansiedade em torno dos custos educacionais, especialmente para comunidades trabalhadoras e imigrantes. Essa nova abordagem visa tornar a educação acessível e desmistificar os custos, encorajando o acesso ao ensino superior. “É sobre clareza”, disse Suárez-Orozco em evento recente.
A preocupação com o alto custo de universidades nos EUA tem gerado confusão entre os potenciais alunos sobre o valor real das mensalidades, muitas vezes bem abaixo dos preços apresentados, devido aos subsídios. Para Julie Chen, chanceler da UMass Lowell, o estigma de que o ensino superior é inacessível pode desencorajar jovens de ingressarem na universidade, privando-os de oportunidades valiosas.